Mobilidade

Transição para veículos elétricos: condutores satisfeitos com mudança

Inquérito realizado no Reino Unido mostra que condutores de veículos elétricos estão satisfeitos e que não os usam apenas para viagens curtas
Texto
Tesla Model 3
Tesla Model 3

Quando se fala de mobilidade elétrica e da transição, qualquer pessoa que tenha conduzido a vida toda um carro com motor a combustão pergunta-se se a mudança será realmente uma boa opção. Há sempre a dúvida se não haverá arrependimento depois de se adquirir um veículo elétrico (VE). Um estudo recente feito no Reino Unido parece indicar que o risco é pequeno já que a grande maioria dos inquiridos mostra um grande nível de satisfação com o seu VE. 

Este inquérito foi feito pela Zap- Map, uma aplicação de carregamentos elétricos do Reino Unido, a mais de três mil pessoas. Destas, 48% referiram que o carro elétrico atual era o primeiro que tinham sem motor a combustão. 

Dos inquiridos neste estudo, 91% afirmou estar satisfeito com o seu VE e admitiu que não o quer substituir por um carro a gasóleo ou gasolina. Apenas 1% tem saudades de um carro com motor a combustão.

Concluiu-se também que os condutores de VE atualmente usam os seus veículos não só para pequenas distâncias. Dos inquiridos, 53% disse que já percorreu mais de 320 quilómetros com o seu elétrico numa única viagem e 7% já fez mais de 800 quilómetros. Comparativamente, 15% admitiu que a viagem mais longa que fez não teve mais de 160 quilómetros.

Numa altura em que os veículos elétricos começam a ganhar expressão no mercado e em que, em novembro de 2021, em Portugal, houve um crescimento de 140% de vendas de veículos elétricos comparativamente ao mesmo período em 2020, é interessante ver que quem opta pela mobilidade elétrica, está satisfeito.

(Fotos: Unsplash e divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias