Mobilidade

Carro, autocarro ou a pé? Como se deslocam os alunos em Lisboa?

Inquérito sobre mobilidade escolar na capital coloca deslocação a pé e de autocarro nos restantes lugares do pódio
Texto
Criança no automóvel (Freepik/ DR)
Criança no automóvel (Freepik/ DR)

Um inquérito realizado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) veio demonstrar que o automóvel é o transporte mais usado pelos alunos nas deslocações para as escolas na capital. Ir a pé é a segunda opção com mais adeptos, enquanto o autocarro é o terceiro modo de deslocação preferido.

Realizado em outubro de 2022 e divulgado agora, o inquérito “Mãos ao Ar Lisboa!” revela que 45,4% dos alunos de todos os níveis de ensino são habitualmente transportados de carro para a escola.

Há, no entanto, uma diferenciação entre os alunos das escolas privadas e das escolas públicas, pois no caso dos primeiros a utilização do automóvel assume maior prevalência: 72,3% contra 33,5% dos alunos “da pública”.

jovens - AWAY
Jovens que se deslocam a pé são 24,5% do total (foto: E. Reyna/ Unsplash)

Quanto aos alunos que normalmente se deslocam a pé de e para a escola, representam uma fatia de 24,5% do total, enquanto o autocarro é utilizado como meio de transporte por 17,2% dos alunos.

Para além destes três modos de transporte, o inquérito da CML revela que há outros também usados pelos alunos, embora com muito menos expressão. É o caso do metro (5%), do comboio (2,9%), da bicicleta (1,7%), do transporte escolar (1,3%) da mota (0,7%) e do elétrico (0,4%).

autocarro - AWAY
Autocarro é utilizado como meio de transporte por 17,2% dos alunos (Foto: AWAY/ DR)

Face a 2019 e de um ponto de vista geral, o relatório de 2022 não representa variações significativas, mas antes uma ligeira tendência de diminuição do uso do automóvel e uma pequena subida na utilização da bicicleta. O autocarro foi o modo que apresentou maior variação positiva.

Criado em 2018, o inquérito “Mãos ao Ar Lisboa!” é um projeto anual que tem como objetivo traçar um retrato da mobilidade escolar, através do apuramento dos meios de transporte utilizados pelos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário, público e privado. Participaram na última edição 38.996 alunos (50% da população escolar do 1.º ao 12.º anos).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias