Mobilidade

UE financia 63 novas estações de hidrogénio e Portugal está fora

Financiamento para rede de transportes sustentável sem projetos portugueses
Texto
Posto de hidrogénio, Alemanha (foto: Daniel Vogl/pic. Alliance v/ Getty Images)
Posto de hidrogénio, Alemanha (foto: Daniel Vogl/pic. Alliance v/ Getty Images)

Vão nascer em breve aproximadamente mais 2 mil novos postos de carregamento para carros elétricos e 63 novas estações de abastecimento de hidrogénio em toda a Europa. Portugal não surge na lista de investimentos aprovados para financiamento pela União Europeia.

O anúncio é da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA) que acaba de revelar um pacote de financiamento de 188,8 milhões de euros a distribuir por entre 26 projetos de 14 países, onde não está incluído um único projeto português.

O objetivo é contribuir para a criação de uma rede de transportes sustentável do ponto de vista ambiental, em consonância com os ambiciosos objetivos estabelecidos no Pacto Ecológico da UE, em linha com o Mecanismo de Interligação Europeu (CEF no original) e o Mecanismo para as Infraestruturas para Combustíveis Alternativos (AFIF).

hidrogénio - away
Posto de abastecimento de hidrogénio em França (foto: Christophe Archambault/AFP via Getty Images)

Os projetos aprovados (que podes consultar aqui) vão desde a instalação de estações de carregamento elétrico ao longo da rede rodoviária europeia (RTE-T) até à implementação de estações de abastecimento de hidrogénio para automóveis, camiões e autocarros, bem como a eletrificação dos serviços de escala em aeroportos.

O próximo programa encerra as candidaturas a 13 de abril de 2023, desconhece-se à data se existe algum projeto português na calha.

Os projetos aprovados neste financiamento dizem respeito a 14 países: Alemanha, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Roménia e Suécia.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”