Mobilidade

Fabricante do Apple iPhone junta-se à Nvidia para produzir carros elétricos

Foxconn vai passar a usar as soluções de software e hardware da Nvidia no fabrico de automóveis
Texto
Foxtron Model E (foto: Divulgação)
Foxtron Model E (foto: Divulgação)

Conhecida por fabricar os smartphones da Apple, entre muitos outros produtos de eletrónica de consumo, a Foxconn está cada vez mais perto de produzir automóveis elétricos para outros fabricantes. O passo mais recente nesse sentido é a criação de uma parceria com a Nvidia.

O interesse da Foxconn na indústria automóvel já não é de agora. A empresa de Tawain até já apresentou três modelos desenvolvidos em parceria com a construtora Yulon Motor Co, da qual resultou a marca Foxtron. Mais recentemente manifestou interesse em produzir automóveis para a Tesla.

A novidade está na agora anunciada parceria com a Nvidia, empresa de software e hardware que se expandiu para lá do gaming e adquiriu um papel relevante na indústria automóvel.

Tecnologia NVidia em teste num carro - AWAY
Tecnologia Nvidia em teste num carro (foto: John Locher/AP))

Numa altura em que está a expandir as suas capacidades de fabrico de veículos elétricos para terceiros, a Foxconn poderá, através do acordo, utilizar a plataforma Drive Hyperion da Nvidia para esse fim.

A Drive Hyperion consiste num conjunto de software e hardware destinado a ajudar os fabricantes de automóveis a acelerar a produção de veículos autónomos.

O acordo prevê que a Foxconn produza unidades de controlo eletrónico (ECU) baseadas na Nvidia Drive Orin para o mercado automóvel global e que os próprios automóveis elétricos fabricados pela Foxconn incluam estas mesmas unidades, assim como sensores Drive Hyperion para a condução autónoma.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Europa bate recorde de produção de energia eólica e solar
Preço dos combustíveis com forte descida na próxima semana
Radares da PSP para o mês de fevereiro: onde vão estar em todo o país