Mobilidade

Fábrica Seat celebra 30 anos e recebe presente de €3 mil milhões

Investimento na unidade de Martorell destina-se a prepará-la para o fabrico de uma nova família de elétricos do Grupo VW
Texto
Fábrica da Seat em Martorell (foto: divulgação)
Fábrica da Seat em Martorell (foto: divulgação)

Um presente no valor de 3 mil milhões de euros. A fábrica do construtor automóvel Seat situada em Martorell, Catalunha, Espanha, está a celebrar 30 anos de existência e, como tal, “vai receber um presente” chorudo do Grupo Volkswagen, ao qual pertence.

O investimento na unidade que há três décadas começou por produzir a segunda geração do Seat Ibiza e a primeira do Cordoba, tem que ver (como seria de esperar) com a transformação necessária para fazer face à mobilidade elétrica. A maior de sempre na empresa.

Seat Martorell - AWAY
Fábrica da Seat em Martorell (foto: divulgação)

Um dos principais projetos desta transformação é a liderança da Seat S.A. da unidade de modelos elétricos de pequena dimensão dentro do Grupo Volkswagen. Trata-se da família de automóveis que, segundo o grupo, irá democratizar a mobilidade urbana sustentável para diferentes marcas e que começará a ser fabricada em Martorell a partir de 2025, tal como o Cupra UrbanRebel.

A Seat anunciou que esta transição da combustão para a eletrificação vai envolver todas as áreas de negócios, desde a investigação e desenvolvimento, passando pela produção e logística, área comercial e pessoas e organização.

O investimento na unidade de Martorell insere-se num plano ainda mais abrangente que inclui a eletrificação também da fábrica de Pamplona, a construção de uma nova giga fábrica para baterias em Sagunto (Valência) e a criação de um ecossistema completo de fornecedores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos