Com o objetivo de aumentar a oferta de veículos elétricos na sua plataforma, a Uber fez uma parceria com a empresa Wallbox que permite aos motoristas adquirir carregadores elétricos domésticos a um preço mais em conta. A parceria vai estar em vigor em sete países da Europa, entre eles Portugal.
A Uber pretende ser a plataforma de mobilidade mais limpa do mundo e espera ter até 2030 emissões zero na Europa. Para alcançar este objetivo, a empresa acredita que é essencial apoiar os motoristas a trocar os seus veículos com motor de combustão interna por opções elétricas.
Depois de ter percebido que a falta de infraestruturas de carregamento elétrico é um dos principais entraves para a transição, a Uber avançou com a parceria para começar a derrubar estas barreiras.
Na Europa, a oferta elétrica na plataforma Uber tem aumentado já que os motoristas estão a adquirir veículos elétricos a um ritmo cinco vezes mais rápido do que os proprietários privados, explica a Uber, salientando que 6,2% dos quilómetros registados na plataforma, no continente, foram em automóveis sem emissões.
Só em Lisboa, houve um aumento de 55% no número de quilómetros feitos com um veículo 100% elétrico na Uber na primeira metade de 2021.