O salão automóvel de Paris, certame onde alguns construtores apresentam as suas mais recentes novidades em matéria de mobilidade, abriu hoje, dia 18 e só encerra dia 23 de outubro. O Mondial de L’Auto Paris (nome oficial) volta a realizar-se após uma paragem provocada pela pandemia.
Nesta 124ª edição do salão de Paris, o único de caráter internacional dedicado aos automóveis que este ano se realiza na Europa, a mobilidade elétrica é um tema central. Por isso, decidimos selecionar 11 novidades eletrificadas talvez bem diferentes do que estás habituado.
Vê já na galeria de fotos acima as propostas que selecionámos e segue-nos no texto abaixo.
BYD reforça presença na Europa
A presença da BYD (Build Your Dreams) na Europa já não é novidade, mas os três novos modelos destinados ao velho continente que o construtor chinês especializado em veículos elétricos apresentou em Paris são.
A primeira novidade desta marca, que começou por fabricar baterias, é o SUV compacto Atto 3. Podemos dizer que o seu design está alinhado com os padrões do segmento, ou seja, não tem nada de revolucionário, mas em compensação apresenta outros argumentos, como a potência de 150 kW (201 cv) e a autonomia de 420 km.
Em Paris, a BYD está a apresentar um outro SUV, designado Tang, de maiores dimensões e com capacidade para sete ocupantes. Recheado de materiais luxuosos, este modelo de tração integral está equipado com um motor elétrico de 380 kW (510 cv) e oferece 400 km de autonomia.
O sedan Han é a terceira novidade da chinesa BYD. Esta berlina elétrica desportiva de alta gama, que irá rivalizar com modelos das marcas premium europeias como a Mercedes e a BMW, tem também tração às quatro rodas e os mesmos 380 kW (510 cv) de potência do Tang. A autonomia é de 521 km.
DS Automobiles apresenta novo DS 3
O DS 3 é a principal novidade do stand da DS Automobiles no salão de Paris. A “jogar em casa” a marca francesa mostra pela primeira vez ao vivo o substituto do DS 3 Crossback, com uma frente totalmente renovada.
O modelo mais pequeno da gama DS está disponível em versão totalmente elétrica – E-Tense – a qual monta um novo bloco de 115 kW (154 cv) e uma nova bateria de 54 kWh, que lhe permite oferecer até 402 km de autonomia.
Da Alemanha vem o e.GO Mobile e.wave X
A e.GO Mobile apresenta-se como um fabricante alemão independente de veículos elétricos inovadores. A Paris traz o e-wave X, um veículo de dimensões muito reduzidas (ainda assim com capacidade para quatro pessoas) com 253 km de autonomia. Faz uso de materiais reciclados e disponibiliza um grande ecrã de 23 polegadas.
Mobilize Solo Concept – a nova mobilidade urbana
A marca de mobilidade do grupo Renault apresenta na capital francesa um protótipo de veículo para utilização individual em ambiente urbano. O Mobilize Solo Concept mede apenas 1,37 metros de comprimento e oferece uma posição de condução semi-sentada.
Está equipado com três rodas e não ultrapassa os 25 km/ de velocidade máxima. A sua estrutura é feita com 50% de materiais reciclados e pode ser 95% reciclado.
Ora e Way vêm da China com propostas eletrificadas
Novamente da China surgem duas propostas de duas novas marcas criadas para a produção de veículos eletrificados pertencentes à GWM (Great Wall Motor). A Ora apresenta o seu Funky Cat, um modelo compacto com 310 km de autonomia e com ampla oferta de sistemas de ajuda à condução.
Já a Way, mostra o Coffee 01, um SUV imponente com motorização híbrida plug-in, com 146 km de autonomia em modo totalmente elétrico. Tem uma potência combinada de 350 kW (470 cv).
Novos Peugeot 408 e scooter elétrica e-Streetzone
Do lado da Peugeot temos como novidades a berlina 408, disponível com duas motorizações híbridas plug-in, de 180 cv e 225 cv, e a scooter 100 por cento elétrica e-Streetzone. Esta está disponível em duas versões, com uma ou duas baterias, com esta última a disponibilizar até 112 km de autonomia no modo ECO.
Tal como já acontece com outras scooters elétricas, as baterias da e-Streetzone podem ser facilmente removidas para ser carregadas numa tomada doméstica.
Renault reinventa 4L em versão elétrica
O 4Ever Trophy é um dos modelos que mais curiosidade tem despertado na comunicação social e o mesmo irá com certeza acontecer junto do público que visitar o salão de Paris.
Trata-se da reinvenção da mítica 4L, que aqui ganha um design necessariamente mais futurista e aventureiro, bem como uma motorização elétrica. A Renault diz que este concept car abre caminho para o seu segmento SUV compacto. Veremos se avançará para produção.