Mobilidade

Ford lança forte ofensiva elétrica no mercado europeu

Construtor americano prepara-se para lançar três veículos de passageiros e quatro modelos comerciais alimentados a baterias
Texto
Ford aposta na eletrificação
Ford aposta na eletrificação

Sete de uma assentada. É este o número de veículos elétricos que a Ford planeia lançar em território europeu até 2024, entre versões de passageiros e modelos comerciais. A ofensiva da marca americana na Europa insere-se no seu plano global Ford+, cujo objetivo é atingir uma produção anual de 2 milhões de veículos elétricos até 2026.

Olhando especificamente para o mercado europeu, a Ford confirmou que planeia vender anualmente mais de 600 mil veículos elétricos na região até 2026. Para tal, e no decorrer dos próximos anos, irá alargar a sua oferta com a introdução de três novos veículos de passageiros e quatro novos veículos comerciais.

Veículos elétricos da marca até 2024

Sobre as versões de passageiros, a primeira novidade irá surgir em 2023. Trata-se de um crossover médio de cinco lugares, com uma autonomia de 500 km, que irá ser desvendado ainda este ano e começará a ser produzido no próximo ano em Colónia, Alemanha. Da mesma linha de produção, mas a partir de 2024, irá sair um outro modelo 100% elétrico, do qual a Ford não revelou ainda qualquer detalhe.

A oferta será complementada pela versão elétrica do já conhecido Puma, o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa, que a partir de 2024 será produzida na fábrica do construtor localizada em Craiova, Roménia.

Centro de eletrificação em Colónia, Alemanha

Quanto aos comerciais com motorização elétrica, a Ford vai atacar o mercado europeu em duas fases. Primeiro em 2023 com o novo furgão Transit Connect de uma tonelada e o Tourneo Custom, e depois em 2024 com a nova geração do furgão Transit Courier e do Tourneo Courier.

Em paralelo, a Ford anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com as empresas SK On e Koç Holding para a criação de uma joint venture que visa a produção de células de bateria para veículos comerciais, numa nova unidade de grandes dimensões a ser construída na região de Ancara, Turquia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel