Mobilidade

Transporte urbano mais sustentável: STCP com 5 novas viaturas 100% elétricas

Novos autocarros elétricos para a região do Porto têm autonomia de 250 km e zero emissões poluentes
STCP com 5 novos autocarros 100% eletricos
STCP com 5 novos autocarros 100% eletricos
PUB

No sentido de cumprir com a meta de descarbonização da sua frota, a STCP – Sociedade de Transporte Colectivos do Porto, conta, a partir de 27 de novembro, com mais cinco autocarros 100% elétricos, fabricados pela ZT Bus (Zhongtong Bus) e fornecidos pela EF – Mobilidade elétrica.

Com a chegada destas novas unidades, que utilizam materiais de última geração e que asseguram forte redução de impacto ambiental, a STCP encerra o processo de renovação de frota iniciado em 2018.

PUB

Estes modelos, com capacidade para 90 passageiros, permitem uma redução anual de 441 toneladas de CO2 já que a sua entrada em funcionamento coincide com o envio para abate dos anteriores modelos, estes completamente obsoletos do ponto de vista ambiental.

PUB

Os novos autocarros têm uma autonomia mínima de 250 km, motorização com 260 kW (348 cavalos) e estão equipados com várias tecnologias de ponta no apoio à condução e segurança.

Este projeto de renovação da frota da STCP foi cofinanciado pelo PO SEUR Portugal 2020 - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Graças a este Programa, o mix energético da frota da maior operadora de transportes coletivos de passageiros da AMP – Área metropolitana do Porto, que contabiliza 420 autocarros, passa a ser composto por 79% CNG, 5% eletricidade e 16% diesel.

PUB

Este projeto da STCP, é, sem dúvida, um esforço significativo rumo à descarbonização e mobilidade urbana sustentável.

 

Continuar a ler
Home
Tão giro! O Microlino tem 230 km de autonomia e é perfeito para as cidades
Empresa chinesa quer arrancar com táxi aéreo na Europa em 2025
Este é o carregador elétrico mais rápido do mundo