No sentido de cumprir com a meta de descarbonização da sua frota, a STCP – Sociedade de Transporte Colectivos do Porto, conta, a partir de 27 de novembro, com mais cinco autocarros 100% elétricos, fabricados pela ZT Bus (Zhongtong Bus) e fornecidos pela EF – Mobilidade elétrica.
Com a chegada destas novas unidades, que utilizam materiais de última geração e que asseguram forte redução de impacto ambiental, a STCP encerra o processo de renovação de frota iniciado em 2018.
Estes modelos, com capacidade para 90 passageiros, permitem uma redução anual de 441 toneladas de CO2 já que a sua entrada em funcionamento coincide com o envio para abate dos anteriores modelos, estes completamente obsoletos do ponto de vista ambiental.
Os novos autocarros têm uma autonomia mínima de 250 km, motorização com 260 kW (348 cavalos) e estão equipados com várias tecnologias de ponta no apoio à condução e segurança.
Este projeto de renovação da frota da STCP foi cofinanciado pelo PO SEUR Portugal 2020 - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Graças a este Programa, o mix energético da frota da maior operadora de transportes coletivos de passageiros da AMP – Área metropolitana do Porto, que contabiliza 420 autocarros, passa a ser composto por 79% CNG, 5% eletricidade e 16% diesel.
Este projeto da STCP, é, sem dúvida, um esforço significativo rumo à descarbonização e mobilidade urbana sustentável.