Mobilidade

Toyota aposta na reconversão de antigos modelos para atingir emissões zero

Construtor apresentou dois modelos da década de 1980: um equipado com motor elétrico e outro alimentado a hidrogénio
Texto

A procura por automóveis elétricos nunca esteve tão alta. Ainda assim, vai demorar várias décadas para que todos os veículos em circulação deixem de produzir emissões. A pensar nisso, a Toyota mostrou que, através da energia elétrica e do hidrogénio, poderão existir soluções intermédias.

Akio Toyoda, presidente executivo da Toyota, já em outubro último se havia mostrado cético quanto à imposição da Califórnia, EUA, em acabar com a venda de veículos a combustão em 2035. E a verdade é a marca que só recentemente introduziu na Europa o primeiro modelo 100% elétrico – bZ4X.

Akio Toyoda - AWAY
Akio Toyoda, CEO da Toyota, apresentou os dois modelos

No Salão Automóvel de Tóquio, que teve lugar na capital japonesa há poucos dias, a Toyota marcou presença sob o tema “Não deixar para trás nenhum amante de automóveis”, sendo um dos conceitos da sua exposição a “Neutralidade carbónica para proteger os carros de que gostamos”.

Vai daí que a marca nipónica resolveu surpreender o público com dois modelos desportivos da década de 1980, reconvertidos com soluções de motorização que não produzem quaisquer emissões.

Toyota AE86 H2 Concept - AWAY
AE86 H2 Concept

De um lado o AE86 H2 Concept, modelo cuja alimentação a gasolina deu lugar ao hidrogénio, e do outro o AE86 BEV Concept, do qual foi retirado o motor a combustão e instalada uma unidade elétrica.

O exercício serviu para a Toyota mostrar que, no caminho para as zero emissões, há outras soluções para além de adquirir um veículo novo.

Em comunicado, a marca sublinha que “sendo de esperar que demore tempo para que todos os novos veículos sejam neutros em carbono, é essencial para o futuro promover simultaneamente a neutralização dos veículos novos, mas também dos veículos atualmente na posse dos clientes”.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente