Patrocinado

Tecnologia eletrificada e-Power da Nissan chega aos novos X-Trail e Qashqai

Solução de baixas emissões combina a despreocupação de um motor a gasolina com a suavidade de um motor elétrico

Os desafios do ponto de vista social, ambiental e económico que hoje enfrentamos impõem que façamos escolhas mais conscientes e responsáveis, o que não retira espaço ao papel importante que a emoção deve ter nas nossas decisões. Quando se trata de escolher um automóvel, dificilmente outros modelos combinam tão bem razão e emoção como os novos Nissan Qashqai e Nissan X-Trail com tecnologia e-Power.

A solução de motorização eletrificada concebida e desenvolvida em exclusivo pela Nissan é uma componente chave na sua estratégia de eletrificação Ambition 2030, que se traduz numa condução mais responsiva, eficiente e tranquila e sem necessidade de efetuar carregamentos.

O que é a tecnologia e-Power

A tecnologia e-Power da Nissan junta o melhor de dois mundos. Combina a praticidade e despreocupação associada a um motor a gasolina, responsável por alimentar a bateria, com a suavidade e disponibilidade de um motor elétrico, ao qual cabe mover as rodas.

No fundo, os novos modelos Nissan com tecnologia e-Power comportam-se como veículos elétricos. Oferecem uma condução mais suave e silenciosa, com emissões e custos de circulação mais reduzidos, e sem causarem qualquer tipo de constrangimento ou obrigarem os seus utilizadores a mudar hábitos de condução. Afinal, transportar cabos e estabelecer ligações à tomada não entram nesta equação.

Nissan e-Power - AWAY

Como funciona a tecnologia exclusiva da Nissan?

Os novos modelos Nissan com motorização eletrificada e-Power são alimentados a gasolina, mas conduzem-se como um automóvel elétrico assim que a ignição é acionada. O motor de combustão produz a energia elétrica que carrega a bateria e esta alimenta o motor elétrico que faz mover as rodas. Desta forma elimina-se a necessidade de ligação a um ponto de carregamento.

Eficiência é palavra de ordem na nova tecnologia e-Power. Por isso, mesmo a energia cinética que é gerada nas travagens é aproveitada para também alimentar a bateria. A este sistema dá-se o nome de travagem regenerativa e, no fundo, serve para melhorar ainda mais o nível de eficiência energética oferecida pela tecnologia exclusiva da Nissan.

Nissan e-Power - AWAY

Que vantagens oferece?

O facto de haver um motor elétrico a mover as rodas dianteiras na tecnologia e-Power significa que a aceleração é mais imediata, comparativamente a um sistema de propulsão convencional. Dessa forma torna-se bem mais fácil, por exemplo, ultrapassar outros veículos em intervalos criados pelo trânsito lento na cidade.

A tecnologia da Nissan já presente nas novas gerações dos modelos Qashqai e X-Trail também oferece as vantagens de uma condução mais silenciosa e mais amiga do ambiente, pois a combinação de um motor elétrico com um motor a gasolina resulta em emissões mínimas.

E quanto à preocupação com a autonomia, é algo que nos modelos Nissan e-Power não se coloca. Podemos fazer-nos à estrada em viagens longas sem a preocupação de ficar sem bateria, pois basta reabastecer numa estação de serviço e regressar tranquilamente à estrada.

Conduzir um Nissan com este tipo de motorização é também mais económico e confortável. Mais económico porque o motor a gasolina apenas é usado de forma eficiente para ir carregando a bateria elétrica e mais confortável porque ao ativar o sistema o e-Pedal Step basta usar o pedal de acelerador para acelerar em situações de pára-arranca ou em subidas.

Nissan e-Power - AWAY

O novo Nissan X-Trail e-Power

O SUV de grandes dimensões da Nissan que agora entra na sua quarta geração é o mais recente modelo da marca japonesa a receber a tecnologia e-Power. Robusto, espaçoso, confortável e recheado de sistemas de ajuda à condução, junta a opção do sistema de tração integral e-4ORCE e de poder transportar até sete ocupantes, embora esteja também disponível na versão de cinco lugares.

Com um estilo versátil e aventureiro, o novo X-Trail e-Power é também um veículo divertido e prático de utilizar, como provam as portas traseiras de abertura em quase 90˚. Os ocupantes dos lugares traseiros vão adorar poder comandar a temperatura para essa zona do habitáculo e saber que podem contar com entradas USB do tipo C e do tipo A.

Na zona dianteira do habitáculo destacam-se os materiais de elevada qualidade, o painel de instrumentos digital de 12,3” e o head up display de 10,8” (uma estreia no X-Trail) que evita que o condutor tenha de desviar os olhos da estrada. O ecrã do sistema de infoentretenimento de 12,3” combina as funções de áudio e navegação, entre outras.

Nissan e-Power - AWAY

Nissan Qashqai agora também com tecnologia e-Power

Um dos modelos de maior sucesso na história da Nissan e o precursor da categoria “crossover”, o recém-chegado ao mercado Qashqai de terceira geração foi o primeiro modelo da marca a receber a tecnologia e-Power na Europa.

Fiel à fórmula original que junta o design disruptivo e apelativo, a excelente qualidade a bordo, e o conjunto de tecnologia intuitiva de vanguarda, o novo Qashqai agora também oferece o conforto e a emoção da propulsão eletrificada e-Power. Com a função e-Pedal Step, que dispensa o constante movimento entre pressionar o acelerador ou o travão em situações de tráfego intenso, conduzir o modelo japonês de sucesso planetário nunca foi tão divertido.

Advertisement

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas