Mobilidade

Polestar 5: um veículo elétrico ao estilo de gran turismo

Modelo de estilo gran turismo com quatro portas promete prestações de excelência e comportamento de desportivo
Texto

Sempre associado às grandes máquinas do passado, o Festival de Velocidade de Goodwood serve também de palco para se darem a conhecer os veículos que vão definir a mobilidade do amanhã, como aconteceu na edição deste ano, com a aparição pública do novo Polestar 5.

Pela primeira vez mostrado em público enquanto protótipo em desenvolvimento, o Polestar 5 é a mais recente criação do construtor sueco exclusivamente dedicado à produção de automóveis elétricos.

Este novo elétrico, que surge como a versão de produção desenvolvida a partir do protótipo Precept apresentado em 2020, é definido como um GT de quatro portas de alto desempenho, com características de automóvel desportivo.

Com lançamento previsto para 2024, o Polestar 5 está a ser desenvolvido em simultâneo no Reino Unido e na Suécia. A equipa britânica está concentrada na dinâmica, a trabalhar na conceção e desenvolvimento de um novo chassis de alumínio colado, pois a marca pretende que a experiência de condução seja tão interessante quanto o design.

Na Escandinávia, está em curso o desenvolvimento de um novo sistema de propulsão elétrica que a Polestar diz ser topo de gama. No eixo traseiro, o Polestar 5 irá montar um novo motor elétrico com tecnologia de 800 volts, o qual será combinado com uma outra unidade elétrica de alta potência no eixo dianteiro.

Não foram ainda divulgadas informações sobre prestações, nem tão pouco detalhes sobre baterias, mas o construtor sueco adiantou que o novo Polestar 5 irá oferecer uma potência combinada de 650 kW (884 cv) e um binário de 900 Nm. Números que, para já, impressionam.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente