Mobilidade

O smart está de volta e já o fomos ver ao vivo. Sabe tudo aqui

Smart #1 é o primeiro veículo da nova geração de elétricos da marca, e espera-se o lançamento de um segundo modelo já em 2023
Texto

A smart é das marcas mais presentes na mente das pessoas graças ao modelo For Two. O pequeno veículo de duas portas que cabe praticamente em todo o lado foi lançado em 1998 e depressa ganhou lugar de destaque nas cidades, dando notoriedade à marca. Mais de 20 anos passados, a smart renasceu de uma joint-venture entre a Mercedes e a Geely e virou-se para a mobilidade sustentável do futuro.

A smart cresceu. Cresceu em todos os sentidos: em termos de qualidade, de tamanho e vai crescer em termos de segmento” – é assim que Bernardo Villa, CEO da smart Portugal, descreveu, à AWAY, esta nova etapa na página da história da marca de automóveis.

Bernardo Villa, CEO smart Portugal

Durante a apresentação do smart #1 (lê-se hashtag one) em Lisboa, tivemos oportunidade de conhecer de perto o novo SUV elétrico e perceber o que o torna único.

Tendo por base a plataforma modular da Geely desenvolvida especialmente para automóveis elétricos, foi possível criar um SUV com um interior espaçoso, com linhas suaves e atrativas.

As especificações já tinham sido apresentadas: terá tração traseira e um motor elétrico de 200 kW (o equivalente a 272 cavalos). A bateria é de 66 kWh e deverá garantir autonomia para 440 quilómetros (aguarda homologação).

No campo da conetividade, o novo smart destaca-se ao deixar várias funcionalidades na ponta dos dedos do utilizador graças ao sistema de informação e entretenimento integrado, com ecrã tátil de 12,8", e à aplicação para smartphone. Esta última, para além de permitir ligar e desligar o ar condicionado à distância, agendar o carregamento ou verificar a qualidade do ar, inclui também uma chave digital.

O smart #1 vai receber atualizações over-the-air o que irá permitir uma série de melhorias ao longo do tempo sem que o proprietário tenha de se dirigir aos concessionários.

Para o lançamento, foi criada uma versão especial limitada a mil unidades para a Europa – 32 para Portugal. O branco domina esta edição do #1 e as cores são exclusivas. O padrão xadrez que surge nas jantes salta também para o interior do carro. Esta primeira versão vem numerada.

Tendo consciência de que a mobilidade elétrica nem sempre é a mais acessível, a smart quer simplificar as opções de personalização, oferecendo um elevado nível de equipamentos logo na entrada de gama.

E o que reserva o futuro para a smart? “Este é o primeiro produto de uma nova geração e de um novo portfólio. Durante o ano de 2023 lançaremos um novo produto”, explica o CEO da smart Portugal.

As pré-encomendas do smart #1 poderão ser feitas a partir de dia 1 de setembro, e as entregas começarão a ser feitas no início de março de 2023. Sobre o preço do veículo elétrico para Portugal, ainda não há informação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano