Mobilidade

O mais potente elétrico da Volkswagen poderá ser um radical SUV desportivo

Protótipo de estilo radical desenvolvido a partir do ID.4 GTX é o mais potente de todos os elétricos da Volkswagen
Texto

A cidade de Locarno, situada no catão suíço de Ticino onde o italiano é a língua oficial, serviu de cenário para a Volkswagen apresentar a sua versão de um todo-o-terreno com motor elétrico – o protótipo ID. Extreme. Desenvolvido a partir do ID.4 GTX, este concept car assume desde já o estatuto do mais potente entre todos os modelos ID., ou seja, os elétricos da marca alemã.

Pode dizer-se que a Volkswagen juntou o útil ao agradável. Deu a conhecer um protótipo que pode vir a resultar num modelo de produção em série e aproveitou de imediato para testar a reação do público. Isso explica o facto da sua exibição ter ocorrido no ID. Treffen, um evento organizado por entusiastas da mobilidade elétrica que tem o apoio do construtor de Wolfsburg.

Se de facto este ID. Extreme virá a ser produzido, a Volkswagen diz que vai depender do “feedback” da sua comunidade. Mas vamos ao que torna este modelo diferente dos restantes ID. que já conhecemos. Desde logo a aparência exterior, onde se destacam as jantes todo-o-terreno de 18 polegadas, o para-choques frontal adicional e os guarda-lamas impressos em 3D com mais 50 mm de largura.

Outro elemento distintivo deste jipe protótipo é a barra de luzes LED colocada sobre o tejadilho e, menos visível, a parte inferior da carroçaria completamente fechada em alumínio, o que confere uma proteção extra a todos os elementos mecânicos. E por falar em mecânica, o que tem este ID. Extreme de especial para oferecer?

Tração integral e mais potência no motor elétrico aplicado no eixo traseiro. Em vez dos 220 kW da unidade instalada no ID.4 GTX, o ID. Extreme conta com 285 kW, graças a um novo mapeamento de software da unidade de controlo de tração.

Para último fica a informação sobre as diferenças no habitáculo deste protótipo face ao modelo de origem, que se resumem a várias aplicações em Alcantara, novos bancos e outros elementos pintados em cor laranja.

Veremos se a Volkswagen se irá mesmo aventurar por caminhos difíceis, dando entrada deste ID. Extreme numa linha de produção em série.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel