Mobilidade

Novo SUV elétrico da Volvo promete ser o mais seguro de sempre

Construtor sueco afirma que o EX90 vai ter um sensor LiDAR no tejadilho para aumentar significativamente a segurança
Texto
Novo SUV Volvo EX90 será baseado no Concept Recharge
Novo SUV Volvo EX90 será baseado no Concept Recharge

Que a Volvo é uma marca de automóveis que desde sempre se associou a segurança, mesmo até junto de quem não liga muito a carros, já não é novidade. O que é realmente novo é o patamar para o qual o construtor sueco pretende elevar o seu novo SUV elétrico, a ser revelado dentro de pouco mais de um mês.

O pano sobre o novíssimo Volvo EX90 será finalmente destapado a nove de novembro deste ano. O modelo que vai assumir o lugar de topo na gama Volvo é apresentado como o seu automóvel mais seguro de sempre, uma “etiqueta” que lhe é colocada muito por culpa do sensor LiDAR (sigla em inglês para Light Detection and Ranging) que figura no equipamento de série.

Jim Rowan, o escocês de 57 anos que desde o início de 2022 comanda os destinos da Volvo, descreve o equipamento que fica colocado entre o para-brisas e o início do tejadilho do SUV como um escudo invisível de segurança. E de facto, no EX90, o sensor LiDAR – equipamento que até aqui temos visto essencialmente montado em veículos de teste de condução autónoma – promete ser um importante aliado para a segurança de condutor e passageiros.

O construtor sueco afirma que o sensor LiDAR, sistema de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade, está preparado para funcionar de dia e de noite. É capaz de detetar peões até 250 metros e objetos até 120 metros, mesmo a 120 km/h e sem iluminação na estrada.

Este equipamento é, de resto, o princípio para a introdução gradual da tecnologia de condução autónoma na Volvo. O construtor tem estado empenhado no seu desenvolvimento, ainda que o respetivo calendário tenha sofrido alguns atrasos, mas à AWAY, Susanne Hägglund, diretora-geral da Volvo Cars Portugal, contou que vai definitivamente arrancar um projeto piloto na região da Califórnia no primeiro trimestre de 2023.

Voltando ao EX90, falta dizer que o LiDAR é, de facto, o equipamento estrela em matéria de segurança, mas o novo SUV elétrico tem muitos outros argumentos a esse nível, como as oito câmaras e os dezasseis sensores ultrassónicos. No interior estreia o Driver Understanding System, o qual deteta sinais de fadiga ou distração do condutor com recurso a duas câmaras. Começa por emitir um sinal sonoro de aviso, mas pode até imobilizar totalmente o veículo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”