A chapa metálica está lá, cravada na carroçaria, para que não haja dúvida de que é um Cadillac produzido à mão em Detroit, cidade americana fundada pelo francês que lhe deu o nome – Antoine de la Mothe Cadillac. O novo Celestiq chega para um clube exclusivo onde estará, por exemplo, o Rolls-Royce Spectre.
A Cadillac afirma que o novo Celestiq é o seu automóvel tecnologicamente mais avançado de sempre e que foi concebido para ser o primeiro sedan de ultraluxo totalmente elétrico do mundo, embora outras marcas como a Rolls-Royce também estejam a desenvolver as suas propostas neste capítulo.
Vanguardista por fora, luxuoso por dentro, o Celestiq junta as estas características o facto de ser silencioso e não produzir emissões de CO2. Irá ocupar o lugar de topo na gama da Cadillac e é o segundo elétrico da marca, depois do Lyriq.
Exclusividade é a sua palavra de ordem. Será produzido à mão numa escala reduzida e cada unidade resultará das preferências de cada um dos seus clientes. Ou seja, como sublinha a Cadillac, não haverá dois Celestiq iguais, já que as possibilidades de personalização são “intermináveis”.
A nível mecânico está equipado com dois motores elétricos, o que lhe permite oferecer tração integral, sendo a potência máxima combinada de 447 kW (600 cv). O conjunto de baterias com um total de 111 kWh de capacidade disponibilizam 483 km de autonomia. A aceleração dos 0 aos 100 km/h dá-se em 3,8 segundos.
Sobre a tecnologia deste Celestiq que a Cadillac não se cansa de apregoar, o modelo tem presentes 300 patentes que incluem inovações na assistência à condução autónoma, em sistemas de segurança, sistemas de propulsão elétrica e conetividade.
Para o interior do seu novo elétrico topo de gama a Cadillac procurou criar um ambiente imersivo, desde logo com a aplicação de mais de 450 lâmpadas LED capazes de criar uma coreografia de luz.
Pele verdadeira e metais com acabamento manual marcam o habitáculo deste Celestiq, onde não poderia faltar um grande ecrã para o sistema de infoentretenimento. Este quase se funde com o painel de instrumentos para criar uma superfície vidrada de 55 polegadas, de uma ponta à outra do tablier.
Fica a saber qual é a marca de luxo mais valiosa do mundo
Para além deste, o Celestiq oferece ainda mais quatro ecrãs: dois em posição central na dianteira e na traseira para controlar uma série de funcionalidades e mais dois atrás, um à frente e cada passageiro.
O novo elétrico de luxo da Cadillac vai entrar em produção em dezembro de 2023. A marca anunciou para o mercado americano um preço base de 300 mil dólares (cerca de 307 mil euros), sendo que os interessados são obrigados a entrar para uma lista de espera.