Mobilidade

Nissan terá em 2023 toda a gama eletrificada

Até 2030, a marca japonesa espera abandonar totalmente a motorização térmica para reduzir a sua pegada ecológica
Texto
Nissan e o futuro da mobilidade
Nissan e o futuro da mobilidade

Numa altura em que a sustentabilidade e a descarbonização estão na ordem do dia, é normal vermos as marcas automóveis a apresentarem os seus planos para fazerem a transição para uma mobilidade sustentável. A eletrificação dos veículos está a deixar de ser a exceção e há marcas, como a Nissan, que acreditam que a motorização elétrica já começa a ser uma realidade no presente e será, garantidamente, parte do futuro.

Foi na 6.ª edição do Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente, durante a qual se pôde ouvir três painéis distintos a falar sobre os temas Condução Inteligente, Energia Inteligente e Integração Inteligente, que o fabricante japonês deixou uma promessa: já em 2023, toda a gama de modelos estará eletrificada.

Para tal, nos próximos cinco anos, o construtor automóvel refere que terá de gastar cerca de 15,6 mil milhões de euros na eletrificação, o dobro do valor investido até agora.

Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal

Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal, aproveitou o evento para referir que, na Europa, o objetivo da marca é que 75% das vendas até 2026 seja de modelos eletrificados.

Até 2030, esperam abandonar totalmente as motorizações exclusivamente térmicas e, até 2050, querem atingir a neutralidade carbónica na sua atividade.

Este ano, a Nissan ainda promete novidades na área da mobilidade elétrica com o lançamento do crossover elétrico Ariya e do veículo comercial Townstar EV.

Nissan aposta nas baterias

Durante o evento, houve tempo para falar nos planos para as baterias. O fabricante de automóveis irá construir uma fábrica de baterias na Europa e espera conseguir reduzir os custos da geração de baterias para elétricos.

O objetivo é criar baterias de estado sólido que tenham o dobro da densidade energética das atuais e que carreguem em um terço do tempo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano