Mobilidade

Mobilidade elétrica: VW forma 22 mil colaboradores de forma original

Componente lúdica e desafiante junta-se à formação técnica na maior unidade do construtor alemão
Texto
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg (foto: divulgação)
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg (foto: divulgação)

No caminho para oferecer uma gama alargada de veículos elétricos, a Volkswagen está a converter as suas fábricas de forma a poderem dar resposta a novos requisitos de produção, uma mudança que obriga também à requalificação dos colaboradores. Na unidade de Wolfsburg, está em marcha um plano ambicioso.

A maior fábrica da Volkswagen e uma das maiores da indústria automóvel na Europa, situada precisamente no local sede da marca alemã, está a lançar uma campanha de formação profissional para preparar e desenvolver os colaboradores afetos à produção para a mobilidade elétrica.

VW Wolfsburg - AWAY
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg (foto: divulgação)

O facto curioso desta formação é que não tem apenas uma componente técnica, mas também uma lúdica, já que a instalação de um eMotionRoom na unidade de Wolfsburg vai permitir que, durante os próximos meses, 22 mil colaboradores possam desfrutar de uma experiência divertida do processo de transformação da combustão interna para veículos elétricos.

A ideia já foi implementada nas fábricas de Zwickau e Emden e chega agora à maior unidade do grupo Volkswagen. O eMotionRoom é composto por três salas, nas quais os colaboradores, guiado por dois instrutores da Academia do Grupo, são desafiados a resolver vários problemas e puzzles no espaço de 20 minutos.

eMontionRoom - AWAY
Inauguração da eMontionRoom em Wolfsburg (foto: divulgação)

O desafio começa com uma viagem no tempo até ao século XIX (altura em foram inventados os primeiros motores elétricos), seguida de uma abordagem à história da fábrica de Wolfsburg até aos dias de hoje. A terceira sala transporta os colaboradores até ao futuro digital da condução.

A fábrica de Wolfsburg iniciará a produção do modelo 100% elétrico ID.3 a partir do próximo outono, e num futuro próximo, refere a Volkswagen em comunicado, irá construir um outro modelo baseado na mesma plataforma dedicada a veículos elétricos, de estilo SUV.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal