Mobilidade

Mais de 6,6 milhões de veículos elétricos vendidos em todo o mundo em 2021

Vendeu-se mais do dobro de veículos elétricos em todo o mundo em 2021 face a 2020
Texto
Venda de veículos elétricos (foto: Amber/Unsplash)
Venda de veículos elétricos (foto: Amber/Unsplash)

No relatório anual sobre veículos elétricos a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou que a venda de veículos elétricos superou os dois milhões de unidades no primeiro trimestre de 2022 e o ano passado superou as 6,6 milhões de unidades.

A nível mundial, em 2020 já se tinha alcançado um aumento de 41% de vendas de veículos elétricos e os novos dados revelam que em 2021 o número de matrículas foi mais do dobro do ano homólogo.

De notar que estas vendas poderiam ainda ser mais expressivas se não existissem problemas com a produção (microchips), distribuição e, mais recentemente, algumas restrições devido à guerra da Ucrânia.

No final do ano passado existiram 16,5 milhões de veículos elétricos em todo o mundo, sendo a China o principal mercado mundial com mais de 3,3 milhões de vendas/ano.

A Europa tem tido um crescimento assinalável com 65% o ano passado, tendo atualmente mais de 2,3 milhões de unidades elétricas matriculadas. Os Estados Unidos apesar de crescimento acima de 50% estão ainda em cerca de 630 mil unidades.

Em Portugal o ano de 2021 marcou um crescimento de 70%, face a 2020, correspondente a 13.360 veículos matriculados. Já em 2022 o crescimento mantêm-se expressivo nos primeiros meses do ano, com as matrículas a quase duplicarem o registo do período homólogo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas