O Lidl já soma mais de 173 lojas equipadas com postos de carregamento rápido para viatura elétricas ou híbridas plug-in nos seus parques de estacionamento, tornando-se uma importante oferta de norte a sul do país.
Mais de 170 lojas disponibilizam assim carregadores rápidos, possibilitando o carregamento da bateria dos 10%-80% em cerca de 30 minutos, o que permite um abastecimento durante uma ida às compras nos supermercados onde agora também existem acessórios para carregar o veículo elétrico.
Em 2022 a cadeia de supermercados contabilizou mais de 227 mil carregamentos, o que corresponde a um aumento de 137% da utilização. A média de utilização ronda os 40 minutos.
Em comunicado o Lidl refere que este projeto já contribuiu para evitar a emissão de mais de 6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) ou o equivalente a mais de 10 mil viagens aéreas de ida e volta Lisboa-Nova York (por passageiro).
O Lidl pratica atualmente uma tarifa de Operador do Ponto de Carregamento (OPC) de 8 cêntimos por minuto (0,08 euros/minuto) em toda a rede de lojas a nível nacional. Para além disso, o Lidl, assume e absorve a tarifa EGME (Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica), não passando o custo de 26,08 cêntimos (0,2608 euros) para o cliente.