Mobilidade

Icónico carro-bolha Isetta renasce numa versão elétrica mais sustentável

Chama-se Evetta e é uma nova proposta de micromobilidade que celebra o clássico icónico dos anos 1950 da BMW
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Foi em 1954 que se conheceu o primeiro carro-bolha quando a BMW lançou o Isetta. De pequenas dimensões, com um design arredondado e com uma porta na frente semelhante à de um frigorífico, o veículo dominou as estradas alemãs e ajudou a marca de automóveis a evitar abrir falência.

Apesar do sucesso, o microcarro acabou por desaparecer das estradas e hoje é visto como um clássico icónico presente em várias coleções. Mas o seu retorno parece estar para breve, agora numa versão elétrica que celebra o passado, mas pisca o olho ao futuro.

Chama-se Evetta e está a ser produzido pela ElectricBrands, a marca alemã que também desenvolveu o veículo elétrico solar Xbus.

O Evetta é redondinho, como o original, e tem dois lugares. Vai surgir em duas versões: a Prima, que vem com a porta na parte da frente como o Isetta, e a Openair, sem capota e com entrada pelas laterais. Foi também criado um protótipo de uma versão cargo.

Ambos os modelos são semelhantes. É possível conduzir em modo eco ou desportivo, dependendo se se quer uma condução mais eficiente ou mais rápida.

O telemóvel conecta ao sistema de infoentretenimento do veículo, sendo possível utilizar o Apple CarPlay ou o Android Auto. Além disso, o pequeno Evetta vem equipado com carregado wireless para o smartphone, assim como colunas Bluetooth para se poder escolher a playlist para as viagens sem limitações.

No caso da versão Openair, é possível abrir as portas e até iniciar o carro com uns quantos toques numa aplicação no telemóvel.

O Evetta é considerado um microcarro, pensado para a cidade, mas não é por isso que deixa de estar especificações bastante atrativas. A velocidade máxima que atinge é 90 km/h e vai dos 0 aos 50 km/h em seis segundos.

A versão Prima surge com uma bateria de 16 kWh e a verão Openair tem uma de 18 kWh. Com um carregamento, é possível fazer até 240 km.

Nesta primeira fase, a versão Prima vai surgir em duas cores, Apricot e Blue, sendo que cada uma delas está limitada a 1954 unidades, número escolhido em honra do ano em que o Isetta foi criado. Já da versão Openair vão ser produzidas apenas 999 unidades.

Já é possível fazer a pré-reserva das versões limitadas no site, mediante o pagamento de 10% do valor final. A versão Prima Apricot e Prima Blue vão custar 19.540 € e a versão Openair 33.333 €. Este valor inclui os impostos na Alemanha.

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