Mobilidade

Ford apresenta nova proposta elétrica que aposta em superversatilidade

Volkswagen ID. Buzz vai ter concorrência com a nova proposta elétrica da Ford a chegar no final de 2023
Texto

E-Tourneo Custom é o nome do novo veículo “multiatividades” lançado pela Ford, equipado com um sistema de propulsão totalmente elétrico que oferece até 370 km de autonomia e carregamento rápido de 125 kW em DC. A versatilidade é um dos pontos fortes.

Chegará ao mercado no final de 2023 e irá rivalizar com o Volkswagen ID. Buzz. O novo Ford E-Tourneo Custom é um veículo que tem na versatilidade e na capacidade de transporte (até oito lugares) os seus grandes trunfos, aos quais junta naturalmente o facto de não produzir quaisquer emissões.

É o primeiro de quatro novos modelos Ford Pro 100% elétricos a serem lançados na Europa até 2024 e junta características pensadas para que a sua utilização se faça de uma forma prática, divertida e confortável. São exemplo disso (dependendo do nível de equipamento) os bancos traseiros flexíveis, as portas laterais de comando elétrico mãos-livres, o teto panorâmico em vidro com tratamento infravermelho e o inovador volante basculante.

Ford E-Tourneo Custom - AWAY
Ford E-Tourneo Custom

Sobre os bancos da segunda e terceira filas, importa realçar que o facto de estarem montados sobre calhas permite que deslizem para a frente ou para trás, ou que até possam ser removidos. Os três assentos da segunda fila podem ser deslocados independentemente, enquanto os bancos da terceira fila estão divididos na configuração dois bancos/um banco.

Ainda ao nível do habitáculo, a E-Tourneo Custom destaca-se por incluir controlo eletrónico da temperatura do ar tri-zona, sistema de som B&O com 14 altifalantes e subwoofer, conetividade Android Auto e Apple CarPlay sem fios, iluminação ambiente sofisticada e sistema de carregamento ‘wireless’ para smartphone. Numa fase posterior vai oferecer um sistema de acesso sem chave, semelhante aos cartões usados em hotéis.

Disponível nas versões Active, Sport e Titanium X, o novo veículo “multiatividades” da Ford monta um motor elétrico de 160 kW (215 cv), ao qual se junta uma bateria com 74 kWh de capacidade. Com o carregador trifásico AC de 11 kW esta é totalmente carregada em oito horas, ao passo que usando um carregador rápido DC de 125 kW são necessários 41 minutos para recuperar uma carga de 15 a 80%.

Para além da versão 100% elétrica, estará também disponível a Tourneo Custom PHEV, versão híbrida plug-in com motor a gasolina de 2,5 litros e autonomia em modo totalmente elétrtico superior a 50 km.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos