O transporte fluvial do futuro vai chegar ao Reino Unido em breve. A partir de 2024, a ligação Belfast, Irlanda do Norte, a Bangor, País de Gales, vai poder ser feita num barco elétrico com hidrofólios, mais concretamente, no primeiro EF-24 Passenger desenvolvido pela Artemis Technologies.
A necessidade de fazer diferente no campo da mobilidade tem feito com que várias empresas deixem de olhar para as estradas e passem a criar soluções para os céus e para os canais aquáticos.
Para os primeiros, os eVTOL são cada vez mais uma aposta. Já para os segundos, surgem barcos que, mais do que elétricos, têm hidrofólios que ajudam a minimizar o impacto da navegação no meio aquático. É nesta categoria que se encaixa a embarcação com zero emissões EF-24 Passenger.
Com 24 metros de comprimento e capacidade para transportar 150 pessoas, o EF-24 Passenger atinge a velocidade de 38 nós (70,4 km/h). Em relação à autonomia, o barco percorre até 115 milhas náuticas (213 km) se viajar à velocidade de cruzeiro de 25 nós (46 km/h).
O sistema de propulsão elétrica eFoiler, desenvolvido pela Artemis Technologies, que consiste nos hidrofólios, uma espécie de asas por baixo do barco que fazem com que a embarcação voe sobre a água, garante maior estabilidade. Além disso, diminui o risco para a vida marítima e reduz o impacto no meio.
A embarcação terá um sistema que evita colisões mesmo a alta velocidade, desenvolvido em parceria com a Queen's University Belfast. Este irá garantir a segurança não só durante a navegação, mas também nas manobras nos portos.
Apresentado em setembro, o primeiro ferry EF-14 Passenger só sairá para as águas em 2024. O Zero, como foi batizado apesar de ainda estar a ser construído, vai ser operado pela Condor Ferries num projeto-piloto que vai permitir transportar passageiros entre Belfast e Bangor.
Nos últimos tempos, têm sido apresentadas várias embarcações elétricas com hidrofólios para o transporte de passageiros. A empresa sueca Candela apresentou o ferry elétrico P-12 com capacidade para 30 pessoas, e a SeaBubbles está a trabalhar no SeaBubble, uma embarcação híbrida elétrica e a hidrogénio que deverá começar a ser testada em rotas-piloto já a partir do próximo ano.