Mobilidade

Conhece o Piech GT um superdesportivo elétrico com 500 km de autonomia

Piëch GT é um automóvel elétrico de dois lugares que pode ser carregado em menos de cinco minutos
Texto

Carrega de 20 a 80 por cento em oito minutos, oferece 500 km de autonomia e faz a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. Se estes números sobre o Piëch GT não chegam para te impressionar, fica a saber que este desportivo elétrico de criação suíça pode até chegar a carregar a sua bateria em menos de cinco minutos.

A bateria parece ser o grande trunfo do Piëch GT, um dois lugares movido a energia elétrica, produzido por um construtor independente sediado em Zug, 35 km a sul de Zurique. Nesse particular conta com a colaboração da ElringKlinger, empresa especializada em sistemas para a mobilidade elétrica, que vai desenvolver e fornecer protótipos do sistema de bateria.

Piëch GT

Para a Piëch, a colaboração com a ElringKlinger representa um enorme passo em frente, uma vez que antes obtinha as baterias para o seu desportivo a partir de um fornecedor chinês e, agora, conta com a empresa alemã para lhe fornecer células mais evoluídas. Segundo a Piëch, estas são significativamente mais fortes em termos de capacidade e mais potentes, o que permite reduzir significativamente a sua quantidade no GT.

Desta forma o modelo consegue fixar o seu peso nos 1800 kg, sendo impulsionado por um motor elétrico com cerca de 450 kW (611 hp) de potência, resultado da colaboração com o fornecedor de sistemas de propulsão hofer powertrain.

Relativamente ao carregamento da bateria do Piëch GT, os oito minutos referidos inicialmente conseguem-se com recurso a um carregador tradicional de 350 kW. Já se for usado um carregador especialmente desenvolvido pela empresa TGOOD, esse tempo baixa para menos de cinco minutos, o que não deixa de ser impressionante num modelo desportivo que disponibiliza 500 km de autonomia.

Com um consumo médio anunciado de 18 kWh/100km, Piëch GT, o primeiro automóvel a ser criado pela empresa suíça, tem início da produção agendado para 2024.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente