Mobilidade

Como converter uma bicicleta tradicional em elétrica? Vê aqui uma solução

Vê como pode ter as vantagens de uma bicicleta elétrica sem deitares fora a tua bicicleta manual ou gastares uma fortuna
Texto

Vem de Inglaterra a solução que permite converter qualquer bicicleta comum numa bicicleta elétrica. A startup Swytch Technology lançou no mercado um kit composto por uma jante com motor elétrico e uma bateria de formato compacto que promete diminuir o esforço das tuas pedaladas.

À primeira vista o coração do sistema Swytch, ou seja, a sua bateria portátil, parece um smartphone, apenas um pouco mais volumoso. Pesa 700g na versão com 15 km de autonomia e destaca-se (literalmente) por se poder transportar para qualquer lado e poder ser trocada por outra quando vazia, de forma simples.

Kit Swytch - AWAY
Kit Swytch

A empresa inglesa assegura já ter recebido mais de 27 mil encomendas do sistema criado com o intuito de tornar acessível a assistência elétrica em bicicletas, já que as bicicletas elétricas de raiz atingem preços elevados no mercado. O kit da Swytch está disponível por encomenda a partir de 520 euros, em campanha de lançamento, com entrega prevista até abril de 2023.

Para além da bateria fornecida de série, que pode ser transportada no bolso das calças e demora apenas uma hora a ser carregada, o kit da Swytch integra ainda o sistema de fixação da bateria, a jante dianteira com motor integrado e o sensor que deteta quando o utilizador está a pedalar.

Kit Swytch - AWAY
Kit Swytch

É adaptável a diferentes formatos de jante (de 16” a 28”) e a diferentes tipos de bicicleta – de passeio, de estrada, de montanha e até dobráveis. Ou seja, podes continuar a ter a bicicleta de que tanto gostas e, de forma simples, fazer-lhe um upgrade para elétrica.

Com uma potência de 250 W, o motor elétrico que providencia assistência a pedalar permite, de acordo com os dados divulgados pela Swytch, que se atinja rapidamente uma velocidade de 25 km/h e se enfrentem subidas com 30% de inclinação sem qualquer esforço.

Como opcional está disponível uma bateria um pouco mais volumosa do que a fornecida de série, mas com a vantagem de oferecer o dobro da autonomia. Com esta montada na tua “nova” bicicleta tens assistência elétrica garantida ao longo de 30 km.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente