Para festejar os 150 anos da Audi em Neckarsulm, na Alemanha, um grupo de estudantes estagiários meteu mãos à obra e converteu um carro histórico NSU Prinz 4L de 1971 num veículo elétrico futurista, com componentes Audi.
Assim, no passado dia 8 de julho, doze aprendizes dos cursos Audi de mecatrónica, carroçaria, mecânica e pintura, juntaram-se para revelar o EP4. “E” de elétrico e “P4” do modelo NSU produzido entre 1961 e 1973.
O trabalho de reconversão incidiu em todas as áreas com os responsáveis pelo projeto preocupados a honrar a imagem e pergaminhos do modelo original.
A eletrificação permitiu retirar o motor a gasolina de dois cilindros com 22 kW (30 cavalos) e colocar um moderno motor elétrico de 176 kW (240 cavalos), oriundo de um Audi e-tron de 2020, alimentado por uma bateria proveniente de um plug-in híbrido Audi Q7 TFSI e quattro, alojada onde outrora esteve o depósito de combustível.
Os estudantes inspiraram-se ainda numa versão de competição (NSU Prinz 1000) para vários elementos da carroçaria como as entradas de ar, utilizando em alguns elementos tecnologia de impressão 3D para a produção de peças e painéis.
No exterior, as cores Suzuka Grey e Brilliant Black deram o toque futurista com o lettering “150” a evocar o histórico local de produção da marca dos quatro anéis.
Já no interior, predomina o ambiente desportivo, com a presença apenas do essencial, tal como os carros desportivos onde não falta sequer bancos desportivos Recaro Podium. Pormenor para o computador de bordo embutido num tablet, a servir de mostrador.