Mobilidade

Citroën AMI recebe painel solar e inicia serviço nos aeroportos nacionais

Portway adquiriu veículos Citroën AMI das versões profissional e convencional para começar a descarbonizar a sua atividade
Texto
Citroën AMI nos aeroportos portugueses
Citroën AMI nos aeroportos portugueses

A Portway decidiu avançar com a aquisição de 13 veículos elétricos Citroën AMI para a deslocação das suas equipas nas placas aeroportuárias. Uma medida adotada pela empresa de handling que visa renovar a sua frota composta por automóveis com motores de combustão e, assim, dar um novo impulso no sentido de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Em concreto, dos 13 veículos adquiridos pela Portway, 11 são da versão profissional, a My AMI Cargo, e dois da versão tradicional AMI.

Todos os novos quadriciclos que irão circular nos aeroportos nacionais têm a particularidade de estar equipados com um painel solar no tejadilho que servirá para alimentar os dispositivos móveis utilizados pelas equipas no despacho das aeronaves, como a impressora portátil e os PDA’s, o pirilampo do próprio veículo, três tomadas 220V e duas tomadas USB.

As primeiras unidades do quadriciclo elétrico Citroën My AMI Cargo já estão operacionais no aeroporto de Lisboa, seguindo-se os aeroportos do Porto, Faro e Funchal. A renovação da frota por alternativas elétricas está inserida na consolidação da estratégia ambiental da Portway e do seu compromisso com a sustentabilidade das suas operações.

Equipados com uma bateria de iões de lítio de 5,5 kWh, que transmite energia ao motor elétrico de 6 kW, os Citroën My AMI Cargo e AMI ao serviço da Portway podem ser carregados em apenas três horas a partir de uma tomada convencional. Com uma autonomia máxima de 75 km, os pequenos elétricos estão, assim, adaptados às operações diárias que a empresa de handling leva a cabo no interior dos aeroportos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias