Mobilidade

Avenger é o primeiro Jeep 100% elétrico e quer vingar no mercado em 2023

Estreia do construtor americano nos 100% elétricos dá-se com o Avenger, equipado com um motor de 115 kw e com 400 km de autonomia
Texto

O Salão Automóvel de Paris está a ser profícuo em novidades de mobilidade elétrica, sendo até palco para algumas estreias absolutas, como a entrada do construtor Jeep na oferta de veículos 100 por cento elétricos, através do novíssimo Avenger.

Integrado numa ampla estratégia de eletrificação que a Jeep está a levar a cabo, tanto na Europa como nos Estados Unidos, o primeiro modelo exclusivamente alimentado a energia elétrica do construtor tem montado um motor elétrico de 400 Volts com 115 kW (156 cv) de potência e uma bateria de 54 kWh.

A autonomia situa-se nos 400 km, podendo chegar aos 550 km em ciclo urbano, esclarece a Jeep em comunicado. Mas desengane-se quem pensa que este SUV compacto servirá apenas para enfrentar a selva urbana, já que a Jeep o dotou de características também adequadas a outros cenários, como os equipamentos Selec Terrain e Hill Descent Control.

Novo elétrico Jeep Avenger (exterior) - AWAY
Novo elétrico Jeep Avenger (exterior)

Para o carregar pode utilizar-se um cabo de 100 kW DC ligado a um ponto de carregamento rápido, quem em três minutos fornece energia para mais 30 km. Em cerca de 24 minutos é possível carregar as baterias de 20 a 80 por cento. Se for utilizado um cabo 11 kW AC ligado a uma wallbox o carregamento de 0 a 100% efetua-se em 5,5 horas.

O Avenger ficará posicionado na gama Jeep abaixo do Renagade (tem menos 16 centímetros de comprimento do que este). Monta jantes de 18 polegadas e integra elementos estéticos característicos da Jeep, como a grelha de sete aberturas e os arcos das rodas trapezoidais.

No interior tem um ecrã tátil de 10.25 polegadas colocado em posição central, o qual concentra as funções de infoentretenimento e navegação. Um dos seus pontos fortes, sublinha a Jeep, é a oferta de espaço de armazenamento. A bagageira oferece 380 litros de espaço.

Novo elétrico Jeep Avenger (interior) - AWAY
Novo elétrico Jeep Avenger (interior)

Quanto a sistemas de ajuda à condução, a primeira proposta totalmente elétrica da marca americana promete uma oferta ampla, com sistemas como Adaptive Cruise Control, Lane Centering e Traffic Jam Assist.

O Jeep Avenger chega aos concessionários a partir de março de 2023, mas já este novembro de 2022 será possível reservar a Launch Edition no site da marca. Esta versão especialmente equipada terá um preço a partir de 39.500 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente