Mobilidade

Aiways chega a Portugal em junho com promessa de um modelo elétrico por ano

Elétrico U5 é o primeiro modelo da marca em Portugal e chega com autonomia de 400 km
Texto

Depois de ter adiado o lançamento do SUV elétrico U5 programado para março, a Aiways, conhecida por ter sido a primeira marca chinesa de elétricos a chegar à Europa, revela que o modelo começará a ser vendido em Portugal a partir de junho.

Este veículo isento de emissões conta com 150 kW de potência e 310 Nm de binário. Graças à bateria de 63 kWh, o U5 tem uma autonomia de até 400 km.

Ainda no tópico elétrico, com um carregador DC de 90kW, é possível carregar a bateria dos 20 aos 80% em apenas 35 minutos. Com um carregador AC (de 6,6 kW, Tipo 2) - mais frequentes em carregamentos domésticos - a bateria vai dos 0 aos 100% em menos de 10 horas.

Em Portugal, os modelos da Aiways vão ser vendidos através do site da marca ou em stands físicos, tendo como representante a Univex, em Lisboa, e a CAM, no Porto. O modelo U5 vai estar disponível a partir dos 46.728 euros, havendo ainda um preço especial para frotas situado nos 33.990 euros (valor sem IVA).

Aiways já está trabalhar nos próximos modelos para Portugal

Com a promessa de lançar um modelo por ano, a Aiways já deu a conhecer os seus próximos projetos. Tendo como base o protótipo U6ion Concept, a marca chinesa anunciou estar a preparar as linhas de montagem para o fabrico do U6 SUV-Coupé que, segundo o fabricante, deverá começar a ser comercializado em 2022.

Sobre este segundo modelo foram divulgados apenas alguns apontamentos sobre o seu design, como o facto de ter um volante desportivo, inspirado nas manetes de aceleração dos grandes iates, e um compartimento escondido na bagageira que facilita o transporte de uma trotinete elétrica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano