Mobilidade

5 carregadores de 100 kW garantem carregamento de 10 autocarros em Portimão

Carregadores foram fabricados pela Siemens em Portugal, enquanto a instalação elétrica coube à Rolear.ON
Texto
Novos carregadores para autocarros elétricos da Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão
Novos carregadores para autocarros elétricos da Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão

Os 10 autocarros elétricos que desde o passado mês de agosto passaram a reforçar a frota da Vai e Vem – Transportes Urbanos de Portimão, contam agora com uma nova infraestrutura de carregamento que resulta do consórcio estabelecido entre a Siemens e a Rolear.ON.

No total são cinco os carregadores de 100 kW aos quais os 10 novos autocarros da Frota Azul, empresa do Grupo Barraqueiro, podem ligar-se em simultâneo para carregar as suas baterias elétricas. Com a entrada em operação destes veículos livres de emissões, a transportadora deverá evitar a emissão de 675 mil kg de CO2 por ano.

A Siemens foi a empresa responsável pela produção dos carregadores e dos dispensadores a partir da sua fábrica de Corroios. À empresa de origem alemã foi também entregue a responsabilidade de desenvolver e implementar o software de gestão de carregamento, o qual permite gerir a operação de forma eficiente, bem como os custos de energia e manutenção.

À Roleor.ON coube a missão de executar a infraestrutura elétrica para os postos de carregamento, a remodelação do quadro geral de baixa tensão e a instalação e colocação em funcionamento do quadro elétrico.

A entrada em circulação da frota de autocarros elétricos permite ao Grupo Barraqueiro dar mais um passo no objetivo de reduzir gradualmente a pegada de carbono da sua operação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente