Mobilidade

Volkswagen investe €20 mil milhões na produção de novas baterias elétricas

Salzgitter será a primeira de seis fábricas de baterias que o Grupo Volkswagen vai abrir na Europa
Texto
VW vai investir em fábrica de baterias elétricas
VW vai investir em fábrica de baterias elétricas

Grupo Volkswagen prepara forte ofensiva para entrar no mercado de produção de baterias para veículos elétricos e reduzir a dependência externa a partir de 2025.

O primeiro passo desta estratégia foi dado com a constituição da PowerCo, empresa que ficará com o compromisso de gerir esta área de negócio no grupo alemão. Mas na calha para os próximos anos estão fábricas e uma nova tecnologia.

A criação da PowerCo coincide com o lançamento da unidade industrial de produção de baterias elétricas em Salzgitter, na Alemanha, parte de um investimento de mais de 20 mil milhões de euros que irá permitir a construção de seis fábricas na Europa e abrir perspetivas à abertura também na América.

Este investimento deverá ainda ser responsável pela criação de 20 mil novos empregos na Europa.

Em Salzgitter, a PowerCo irá assegurar a produção de baterias recorrendo a eletricidade verde acentuando assim o caráter sustentável, para o qual também contribui a utilização de 90% de materiais reciclados.

As baterias que vão ser produzidas na fábrica alemã recorrem a uma tecnologia com uma nova mistura química que deverá reduzir os custos de produção em 50%, ao mesmo tempo que, de acordo com a Volkswagen, asseguram maior autonomia, menor tempo de carregamento e maior segurança.

Quando a fábrica estiver em pleno funcionamento terá a capacidade de gerar 40 GWh por ano, o suficiente para “alimentar” cerca de meio milhão de veículos elétricos.

Em 2030, quando a PowerCo operar as seis fábricas de bateria terá uma capacidade instalada de gerar 240 hWh,

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente