Mobilidade

Vendas de veículos de baixas emissões representam 10% para Hyundai e Kia

Grupo coreano registou este ano, pela primeira vez, vendas superiores a 10% de veículos de baixas emissões no total das suas vendas a nível global
Texto
Veículos de baixas emissões
Veículos de baixas emissões

A crescente procura por veículos de baixas emissões a nível global está a refletir-se nas vendas de todos os principais construtores de automóveis e a Hyundai não é exceção. O grupo coreano anunciou que, pela primeira vez, os automóveis “amigos do ambiente” ultrapassaram a fasquia dos 10 por cento no seu mix de vendas global.

No somatório das duas marcas do grupo – Hyundai e Kia – e considerando o período de janeiro a novembro deste ano, foram comercializados 656.479 veículos de baixas emissões, o que representa 10,7 por cento de um total de 6,12 milhões de automóveis vendidos em todo o mundo.

Kia EV6

Os dados revelados pelo grupo coreano evidenciam o acentuado crescimento que as vendas de veículos de baixas emissões têm tido nos últimos anos, já que em 2015 apenas 1% de todos os Hyundai e Kia vendidos no globo eram desse segmento.

No corrente ano, o crescimento tem tido números ainda mais expressivos. Entre janeiro e novembro foram entregues aos seus proprietários mais 45,3% de modelos de baixas emissões das duas marcas, comparativamente ao mesmo período do ano transato.

Hyundai Ioniq 5

Se tomarmos em conta todas as categorias de veículos, o grupo Hyundai regista um crescimento mais modesto face ao ano anterior – 6,3%. Não é, por isso, de estranhar que o construtor considere que o seu desempenho em 2021 tem sido positivamente impactado pela crescente apetência por automóveis eletrificados.

Os híbridos (puros e plug-in) representaram ainda a maior proporção das vendas, com 49,9% no período de janeiro a novembro, seguidos pelos elétricos com 34,2%. No caso dos primeiros a predominância tem vindo a descer nos últimos anos – em 2018 representavam 66,9% das vendas entre os veículos de baixas emissões. Já os elétricos cresceram de 21,1% em 2018, estando praticamente em linha com a percentagem registada em 2020 – 35,5%.

Genesis GV60

Por forma a responder à procura, o grupo coreano prepara-se para introduzir novos modelos elétricos no próximo ano, entre os quais o Kia Niro EV e o Hyundai Ioniq 6, para além do GV60 e da versão elétrica do GV70, estes últimos da marca de luxo do grupo – Genesis.

(Fotos: Hyundai, Kia e Genesis)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente