Mobilidade

Sony procura parceiros para desenvolver projeto de veículos elétricos

Depois de ter anunciado a Sony Mobility, Sony procura parceiros tecnológicos para criar sistemas de entretenimento nos seus veículos elétricos
Texto

Numa altura em que os novos concept cars mais do que serem simples elementos de mobilidade, são espaços de entretenimento, o Grupo Sony, que anunciou no início de 2022 que planeava entrar no mundo dos veículos elétricos, disse agora que quer encontrar novos parceiros tecnológicos para elevar as suas propostas de automóveis elétricos.

De acordo com a Reuters, a Sony acrescentou que iria escolher os novos parceiros de acordo com a inovação e tecnologias que poderiam trazer para o projeto e que a nacionalidade não seria tida em consideração.

Sony Vision-S02 e Vision S-01

A procura por parceiros tecnológicos não é de estranhar. Atualmente, a expansão da rede 5G e o desenvolvimento dos automóveis elétricos está a conduzir a novas ideias daquilo que deve ser a mobilidade do futuro. Cada vez mais marcas criam protótipos em que os ocupantes só têm de se preocupar em estar confortáveis e desfrutar dos serviços de entretenimento sozinhos. A condução fica a cargo do automóvel.

Apesar de não estar ainda na indústria da mobilidade, a Sony não é uma estreante no que diz respeito a automóveis elétricos, tendo já apresentado um concept car, o Vision-S 01, em 2020. Na CES 2022, o grupo japonês aproveitou a oportunidade e, para além de ter dado a conhecer o segundo concept car elétrico, o Vision S-02, anunciou que aquilo que era um simples projeto interno de mobilidade, poderia expandir-se em breve para um verdadeiro negócio, o Sony Mobility.

Sony Vision S-02

Mais tarde, de acordo com a Reuters, Izumi Kawanishi, o diretor-geral que ficará à frente do projeto de mobilidade admitiu que, hoje em dia, o risco de ignorar o mercado dos veículos elétricos e maior do que o risco de investir neste mercado.

Se os automóveis elétricos da Sony Mobility mantiverem as tecnologias apresentadas no Vision S-02, a aposta no entretenimento será forte, com serviço de vídeo Bravia Core for Vision-S e, quem sabe, com a opção de se jogar PlayStation no habitáculo.

A segurança também parece ser uma prioridade para o grupo japonês com uma forte aposta em sensores e tecnologia direcionada para uma condução segura.

A Sony não é a primeira empresa tecnológica a ponderar investir na mobilidade elétrica. Marcas como a Apple, a LG Electronics, a Foxconn – fabricante do iPhone – e o Grupo Alibaba têm também explorado a hipótese de criarem os seus veículos zero-emissões.

(Fotos: Sony)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos