Mobilidade

Skoda apresenta Enyaq Coupé iV, o novo elétrico com autonomia até 545 km

Nova proposta zero emissões surge com quatros opções de potência e apresenta pela primeira vez a versão RS elétrica
Texto

Em 2021, a Skoda apresentou o seu primeiro veículo elétrico, o Enyaq iV. Agora, menos de um ano depois, levanta o véu daquele que será o seu segundo automóvel zero emissões, que vem complementar a gama Enyaq. O novo Skoda Enyaq Coupé iV surge com linhas mais desportivas e promete continuar a expansão da marca checa na mobilidade mais sustentável. É também a primeira vez que a linha Enyaq integra uma versão RS – acrónimo para Rally Sport.

Como acontece com a versão Enyaq iV, o coupé elétrico irá ser produzido na fábrica principal da Skoda, em Mladá Boleslav, fazendo com os dois automóveis sejam os únicos a usar a plataforma MEB do Grupo Volkswagen a não serem fabricados na Alemanha.

O Enyaq Coupé iV chegará ao mercado em quatro versões com opções com diferentes níveis de potência. O Enyaq Coupé iV 60 e o Enyaq Coupé iV 80 têm um motor único no eixo traseiro, mas enquanto o primeiro tem uma bateria de 62 kWh, com potência de 132 kW, o segundo surge com uma bateria de 82 kWh e potência de 150 kWh. O Enyaq Coupé iV 80X terá dois motores que lhe permitem uma potência de 195 kW. A velocidade máxima das três opções é 160 km/h.

A versão com mais potência é mesmo a RS que ganhou muito destaque na apresentação do fabricante checo, não fosse este o primeiro 100% elétrico. Esta versão também terá dois motores, mas a potência será superior, com 220 kW, o que lhe permite atingir os 180km/h – mais 20 km/h do que as restantes versões. Estará disponível apenas na cor Mamba Green.

Apesar de não ter sido divulgada qual será a autonomia da versão com menor potência, sabe-se que, no caso do Enyaq Coupé iV 80, é possível fazer até 545 quilómetros entre carregamentos, no ciclo WLTP. As baterias podem ser carregadas em postos rápidos, indo dos 10% aos 80% em menos de 30 minutos.

O foco na sustentabilidade não se fica só pelo motor elétrico. O novo Skoda surge com dez opções de interiores, sendo que uma delas, a Lodge, utiliza um material composto por lã e poliéster à base de garrafas de plástico recicladas para os assentos.

No interior ganha também destaque a tecnologia, com um ecrã de infoentretenimento de 13 polegadas e um painel de instrumentos Digital Cockpit de 5,3 polegadas que pode ser complementado com a opção de um sistema head-up display com realidade aumentada.

Ainda não se sabe ao certo qual será o preço de venda do novo elétrico da Skoda, nem em que data chegará ao mercado nacional. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano