Mobilidade

Reino Unido e Países Baixos na corrida para receber a Rivian na Europa

Para além da expansão para a Europa, o construtor americano prepara-se para construir a segunda fábrica no Estados Unidos
Texto
Rivian
Rivian

A Rivian, empresa americana de automóveis elétricos detida parcialmente pela Amazon, está a planear a sua expansão para o mercado europeu. A marca que já tem disponíveis a pick-up R1T e o SUV R1S, assim como um modelo de veículo de entregas de motor elétrico, pretende abrir uma fábrica na Europa e tanto o Reino Unido como os Países Baixos já apresentaram propostas ao construtor.

Do lado do Reino Unido, e segundo informações recolhidas pela Sky News, foi o próprio primeiro-ministro, Boris Johnson, que ofereceu à Rivian um pacote de benefícios fiscais à sua medida e a possibilidade de eliminar muitos dos passos morosos que um processo desta envergadura costuma ter.

Rivian R1T

A proposta proveniente dos Países Baixos é da autoria da VDL, que detém a fábrica da Nedcar, em Born, onde são atualmente produzidos os modelos da Mini. O contrato com a BMW vai terminar em 2023 e a produção destes modelos vai passar para a fábrica de Leipzig, na Alemanha, pelo que a VDL está já a tentar encontrar uma solução para esta unidade.

Em 2019, a fábrica da Nedcar viu produzidas mais de 170 mil automóveis, pelo que o volume de produção da Rivian estaria praticamente assegurado sem grandes entraves.

Veículo de mercadorias da Rivian em produção

Em declarações ao Automotive News Europe, a VDL referiu que se encontra em conversações com diversas empresas, entre elas a Canoo, uma start-up de automóveis elétricos, de forma a assegurar o futuro da sua fábrica a longo-prazo, assim que terminar o contrato com a BMW.

Além do Reino Unido e dos Países Baixos, também a Sérvia e outro país não designado estão em contacto com a Rivian, com soluções para uma futura fábrica deste construtor em solo europeu.

Rivian R1S

Apesar de ainda estar a dar os primeiros passos e a produzir os primeiros veículos, a Rivian tem investido na sua expansão. Recentemente, anunciou que irá começar a construção da segunda fábrica nos Estados Unidos que deverá começar a atividade em 2024.

A nova unidade será no Estado de Geórgia e prevê-se que produza anualmente cerca de 400 mil veículos.

(Fotos: Rivian)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente