Mobilidade

Praga vai ter 140 novos autocarros híbridos e mais sustentáveis

Pesados articulados entram ao serviço em 2024 para ajudar o operador local a reduzir a pegada ambiental
Texto
Iveco Bus Urbanway Hybrid (foto: divulgação)
Iveco Bus Urbanway Hybrid (foto: divulgação)

A cidade de Praga vai receber um total de 140 autocarros híbridos articulados da Iveco Bus. O construtor venceu o concurso para o fornecimento dos pesados de passageiros modelo Urbanway Hybrid, os quais ficarão ao serviço da Empresa de Transportes Públicos de Praga (DPP, na sigla original).

O acordo assinado entre a Iveco Bus e a DPP prevê o fornecimento dos 140 autocarros híbridos articulados ao longo de um período de cinco anos, sendo que as primeiras unidades entrarão ao serviço na capital da República Checa em 2024.

Iveco Bus - AWAY
Gama Iveco Bus tem também um híbrido a gás natural, o Urbanway Hybrid CNG (foto: divulgação)

A encomenda por parte da DPP surge no âmbito do Plano Climático 2030 projetado para Praga, o qual exige que 75% da frota do operador de transportes seja composta por veículos de baixas emissões ou totalmente isentos de emissões.

Com 18 metros de comprimento, os autocarros Urbanway Hybrid de piso rebaixado a fornecer à DPP contam com quatro portas duplas e oferecem uma lotação máxima de 130 passageiros, 35 dos quais sentados.

Estão equipados com tecnologia híbrida de última geração, o que permitirá à operadora de transportes reduzir a sua pegada ambiental. Conta ainda com sistema de contagem automática de passageiros e sistema de câmaras que inclui vigilância interior, deteção frontal, câmara de visão traseira e câmaras laterais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente