Mobilidade

Olympian 01, o veículo elétrico com um estilo retro e autonomia para 490 km

Modelo elétrico da Olympian Motors apresenta linhas clássicas e mistura tecnologia avançada com elementos naturais
Texto

O design futurístico tem marcado muitos dos novos modelos automóveis que são apresentados. Afinal, sendo a motorização elétrica considerada o futuro, porque não fazer com que as linhas do veículo acompanhem? Mas ao mesmo tempo que vemos mais veículos que apelam ao futuro, o vintage ganha força e os veículos com linhas clássicas ganham terreno.

Há empresas e marcas que optam por pegar em modelos clássicos e dar-lhes motorização elétrica, como a Lunaz ou até a Mini. E agora há uma marca que vai lançar um veículo que, apesar de ser deste século, remete para os automóveis de outros tempos: a americana Olympian Motors.

O seu novo modelo é o Olympian 01, um veículo 100% elétrico com um aspeto retro que nos leva a décadas passadas. Mas é só no design que tal acontece. Porque em termos de construção e tecnologia, o automóvel não fica atrás de qualquer outro novo modelo elétrico.

Desenhado para criar uma sensação de tranquilidade e simplicidade, o Olympian 01 prima por um interior minimalista, sem ecrãs ou botões em excesso que possam distrair. Mas a tecnologia não deixa de marcar presença através de comandos de voz e de um sistema de realidade aumentada no parabrisas que permitem controlar as funções do automóvel.

A sustentabilidade foi uma preocupação durante a criação do elétrico. Para tal, a marca optou por evitar plásticos e laminados, dando prioridade a materiais como madeiras, caxemira e seda para os interiores do veículo.

Em relação às especificações, graças à bateria de 82 kWh, com apenas um carregamento, o elétrico consegue percorrer até 491 km. Com 310 cv de potência, atinge a velocidade máxima de 257 km/h e chega dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

As primeiras unidades deverão ser entregues no final de 2022 e o preço anunciado é de 100 mil dólares (cerca de 95 mil euros). A pré-reserva já está disponível no site da Olympian, sendo necessário para tal fazer o pagamento de 500 dólares reembolsáveis.

(Fotos: Olympian Motors)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano