Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras parece ter esperado pelo momento certo para dar o arranque à operação de mobilidade suave no concelho e apresentou na passada quarta-feira o projeto que prevê um total de 1000 trotinetes e bicicletas elétricas para toda a região.
Em concreto a autarquia espera ter até ao final do primeiro trimestre de 2023 completamente disponíveis 200 locais de parqueamento, 600 trotinetes e 400 bicicletas elétricas a operar em todo o concelho.
Os primeiros 40 pontos de partilha foram inaugurados no passado dia 9 de novembro, em Algés, Miraflores e Linda-a-Velha. A oferta da micromobilidade será alargada a todo o concelho à medida que forem terminadas todas as infraestruturas e equipamentos necessários.
Esta operação junta o Município de Oeiras e a Parques Tejo e para assegurar uma distribuição equitativa do serviço, os equipamentos serão disponibilizados através de uma rede articulada por todo o concelho com cerca de 200 “ponto.move”, destinados ao estacionamento das trotinetes e das bicicletas partilhadas.
O serviço de trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas estará assim disponível em todo o concelho e as operações iniciam-se com a participação das empresas Bolt, Bird e Superpedestrian, responsável pela marca LINK.
Em comunicado de imprensa a autarquia revela que espera que mais empresas venham a disponibilizar este e outros serviços, aumentando a disponibilidade destes veículos elétricos para todos os que frequentam e se deslocam no concelho de Oeiras.