Mobilidade

NIO mostra o novo ET5, um elétrico com autonomia acima dos 1000 km

Marca chinesa anunciou também que irá continuar a expandir-se na Europa e que, em 2022, chegará à Alemanha, Dinamarca, Suécia e Holanda
Texto

A NIO, uma marca recente de automóveis chinesa, apresentou o seu modelo mais compacto de toda a gama, o ET5. Este novo elétrico, para além de apresentar um design futurista, apresenta uma elevada autonomia e está adaptado para condução autónoma.

O ET5, mais do que ser um veículo com linhas apelativas, com traços que lhe conferem um visual mais desportivo, tem diversos radares, sensores e câmaras destinados a inúmeras funções para facilitar as manobras do dia a dia, mas também para a condução autónoma.

Este novo veículo tem um baixo centro de gravidade, suspensão de cinco apoios em ambos os eixos e uma repartição de peso perfeita de 50:50. Para além disso, tem dois motores que dão preferência ao eixo traseiro, com a opção de motorização mais potente (motor dianteiro de 150 kW e traseiro de 210 kW). Faz a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos.

É talvez no capítulo da autonomia que este novo modelo mais se destaque. Estão disponíveis três opções de bateria que permitem diferentes autonomias: a versão base de 75 kWh permite 550 quilómetros, a de 100 kWh chega aos 700 quilómetros e a de 150 kWh já faz com que o ET5 consiga percorrer mais de 1000 quilómetros com uma só carga.

Especialmente na China, a marca disponibilizou várias soluções a pensar no carregamento do ET5. Cada um dos veículos inclui a oferta do Power Home, para ser possível carregar o carro em casa. Depois, há ainda a possibilidade de requisitar um apoio ao carregamento através da aplicação que traz um assistente até ao carro com o objetivo de o carregar durante uns dez minutos, algo que se traduz em cerca de 100 quilómetros de autonomia.

Em relação às baterias, será possível, através de estações específicas da marca, trocar o conjunto de baterias sem carga, por um totalmente carregado em apenas três minutos.

Este novo modelo do fabricante chinês começará a ser entregue em setembro de 2022. Na China, os preços começam nos 45,6 mil euros.

Na Europa, a NIO apenas está disponível na Noruega e já anunciou que, em 2022, chegará à Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca. Ainda não foram avançadas datas para a estreia desta marca em Portugal.

(Atualizado a 30.12.2021 com vídeo oficial)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito na próxima madrugada
O futuro pode não ter sequer volante e vai ser mais sustentável
Combustíveis: gasóleo e gasolina descem segunda-feira... mas pouco