Mobilidade

Mulheres na Finlândia poderão ter benefícios fiscais na compra de elétrico

A Finlândia está a completar um pacote de benefícios fiscais para as condutoras que optem pela aquisição de um novo automóvel elétrico
Texto
Mulheres na Finlândia poderão ter mais apoios na compra de um VE
Mulheres na Finlândia poderão ter mais apoios na compra de um VE

Com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica desejada, usando todos os meios à sua disposição, o Ministério do Ambiente da Finlândia está a estudar a possibilidade de reduzir os impostos relacionados com a aquisição de automóveis elétricos novos por parte de mulheres.

Na Finlândia, cerca de um quinto das emissões poluentes é atribuída à categoria dos transportes, sendo que 53% deste valor é referente apenas à utilização de automóveis de passageiros. Para combater este problema, o Ministério do Ambiente planeia investir numa nova rede de abastecimento para biocombustíveis, prevendo uma utilização desta solução a 100% até ao ano 2025. Mas a grande meta, no entanto, prevista para cinco anos mais tarde, é que a frota automóvel daquele país seja composta praticamente na sua totalidade por automóveis híbridos ou totalmente elétricos.

Uma das soluções mais controversas do plano de atuação do Ministério do Ambiente, no entanto, está relacionada com a possibilidade de reduzir temporariamente o imposto sobre veículos ou atribuir um subsídio mais elevado para todas as mulheres que desejem adquirir um automóvel elétrico. Atualmente, as famílias finlandesas já têm acesso a um subsídio de cerca de dois mil euros, na compra de um automóvel totalmente elétrico com um preço máximo de 50 mil euros.

Esta iniciativa foi contestada por Heikki Vestman, deputado da oposição do Partido da Coligação Nacional, quando afirmou que a política de transportes não deveria ser mistura com uma cultura “woke”, ou seja, com questões relacionadas com justiça social, racial ou mesmo de género.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos