Mobilidade

Ken Block vai utilizar um Audi elétrico S1 e-tron na próxima “Gymkhana”

O elétrico Audi S1 e-tron quattro Hoonitron foi inspirado no Sport Quattro S1 e foi feito especialmente para o piloto americano
Texto

Com inspiração no Audi Sport Quattro S1, o emblemático carro que correu no evento Pikes Peak Hill Climb, mas com elementos dos dias de hoje: foi assim que a marca alemã fez nascer, em quatro semanas, o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron, um elétrico único que vai ser a estrela do próximo vídeo de Ken Block, conhecido pelos fantásticos vídeos da "Gymkhana", com muitos "drifts" e "donuts".

O novo S1 e-tron quattro Hoonitron é totalmente elétrico, com dois motores, condução apenas no volante e um chassis em fibra de carbono. Foi desenhado para ser aerodinâmico e segue todos standards de segurança exigidos pela FIA, a associação que controla o desporto motorizado.

Apesar de estar habituado a fazer um sem-número de manobras com carros de motor a combustão, em comunicado, Ken Block admitiu que nunca o tinha feito com um elétrico:

Estou familiarizado com uma grande variedade de carros com motor a combustão, mas há muitas coisas para eu aprender agora. Fazer um donut a 150km/h diretamente de uma paragem – apenas a usar o meu pé direito – é toda uma nova experiência para mim."

O Audi S1 e-tron quattro Hoonitron foi feito especialmente para Ken e por isso é um veículo único, inclusivamente batizado em honra da marca de roupa e equipa de corrida de Ken Block, a Hoonigan.

O piloto, que já participou em vários ralis e que tem dado que falar nos últimos anos pela sua famosa série Gymkhana, no YouTube, vai usar o elétrico para o seu canal, num projeto a que chamou Elektrikhana, uma junção de elétrico com Gymkhana.

Em comunicado, Ken Block referiu que esta colaboração com o fabricante é um sonho e que o “Hoonitron está a escrever o próximo capítulo da nossa história e esta a levar a série Gymkhana para o futuro”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito na próxima madrugada
O futuro pode não ter sequer volante e vai ser mais sustentável
Combustíveis: gasóleo e gasolina descem segunda-feira... mas pouco