Mobilidade

Fresco XL, o elétrico com design norueguês e até 1000 km de autonomia

Veículo elétrico terá um motor em cada eixo e espaço para oito pessoas. Já está disponível para pré-encomenda no site da marca
Texto
Fresco XL
Fresco XL

A eletrificação da mobilidade fez com que surgissem várias novas empresas com apostas em veículos elétricos. A Fresco é uma delas. Criada em Oslo, na Noruega, identifica-se como uma empresa tecnológica. Apresentou agora o seu novo veículo elétrico a que chamou de Fresco XL.

Na sua essência, o Fresco XL é uma personificação daquilo que é considerado o design norueguês, com uma imagem minimalista. O tamanho não é deixado ao acaso e embora ainda não tenha sido mostrado como será o seu interior, já se sabe que terá oito lugares.

Até agora, ainda só foram divulgadas algumas imagens do exterior e uma ou outra informação. Ainda assim, as (poucas) especificações técnicas que foram partilhadas são suficientes para deixar qualquer um curioso em relação a este veículo norueguês.

Para além do motor elétrico, silencioso e sem emissões, é de destacar que terá uma autonomia de cerca de 1000 quilómetros, alcançada graças ao pack de baterias de maior dimensão.

Pensado, em primeiro lugar, para quem vive na Noruega, um país em que as condições climáticas são muitas vezes extremas e as estradas, cobertas de gelo, tornam-se escorregadias, o Fresco XL terá dois motores, um em cada eixo, para garantir melhor tração e até para poder ser conduzido em percursos off-road.

Para a empresa norueguesa, o Fresco XL é mais do que um simples veículo elétrico. Graças à sua bateria, a Fresco acredita que a cápsula de transporte pode ser usada, por exemplo, como uma unidade de backup energético para uma casa.

O tamanho é identificado como uma mais valia para quem gosta de viajar de carro e acampar, já que os bancos rebatíveis permitem criar uma superfície plana e espaço suficiente para uma cama improvisada.

No site da Fresco já é possível fazer a pré-reserva. O valor da pré-venda é de aproximadamente 1000 euros (10 mil coroas noruegueses) e, de acordo com informação do construtor, o preço do veículo será de cerca de 100 mil euros (um milhões de coroas norueguesas).

(fotos: captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal