Mobilidade

Design renovado e motor 100% elétrico no novo automóvel da smart

Smart apresente o seu modelo zero-emissões #1, o primeiro automóvel da nova geração de veículos 100% elétricos
Texto

A smart é uma marca conhecida de toda a gente, não tivessem sido os seus carros compactos citadinos uma autentica inovação quando começaram a surgir em 1997. Agora, em 2022, a smart entra numa nova era.

Com um rebranding total de produto e modelo de negócio, apresenta-se como uma marca premium de automóveis 100% elétrico e dá a conhecer o seu primeiro modelo da nova frota # (hashtag), o smart #1.

Desenhado pela equipa da Mercedes-Benz e desenvolvido pelo departamento de engenharia da smart, o novo modelo deverá chegar às ruas ainda este ano. Os testes de pré-mercado já foram feitos e o veículo 100% elétrico teve uma excelente prestação.

Um dos centros de testagem de aerodinâmica mais avançados da China, o Instituto Chinês de Investigação de Engenharia Mecânica, deu ao smart #1 uma excelente nota no desempenho de coeficiente aerodinâmico, uma conquista importante uma vez que este coeficiente é o elemento que mais influencia o consumo de energia, o alcance, ruído do vento e estabilidade a alta velocidade.

Foi também na China que testaram a resistência deste pequeno elétrico contra o frio extremo. Um avançado sistema de controlo de temperatura da bateria assegurou que, mesmo nas condições mais extremas, o veículo tivesse uma boa prestação.

Este novo veículo, que é o primeiro da linha #, nome da família de veículos totalmente elétricos da smart, inclui umas quantas inovações para garantir o maior conforto possível na estrada. É possível pré-definir o horário de condução de forma a que o motor seja pré-aquecido. Isto garante uma eficiência otimizada do carregamento e da potência.

O sistema ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrónico de Estabilidade) desenvolvido pela Bosh garante a estabilidade do veículo e boa aceleração e desempenho de travagem mesmo quando as estradas estão com gelo ou molhadas.

As especificações técnicas, como a potência, o binário ou a autonomia do smart #1, ainda não foram divulgadas. Já se sabe, no entanto, que o veículo 100% elétrico da marca, que é uma joint-venture entre a Mercedes-Benz e a Geely Automobile Group Co. desde 2019, deverá ser lançado no final de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos