Mobilidade

50 novas estações de bicicletas partilhadas GIRA no final de janeiro

Será um processo gradual mas a EMEL anunciou que entre o final de janeiro e início de fevereiro, Lisboa terá a funcionar 50 novas estações GIRA
Texto
Gira vai ativar 50 novas estações de bicicletas
Gira vai ativar 50 novas estações de bicicletas

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) disse hoje que a partir do final de janeiro as cerca de 50 novas estações já instaladas da rede de bicicletas partilhadas GIRA vão começar a ser ativadas.

“Prevemos começar a ativar as primeiras estações no final de janeiro/início de fevereiro. O processo de ativação será gradual, por questões logísticas”, indicou a EMEL, em resposta à agência Lusa.

Esta resposta veio no sentido de perceber o motivo do atraso na disponibilização de bicicletas em docas já instaladas desde o verão, explicado pelo encerramento da empresa de fornecimento de energia.

Ainda de acordo com a LUSA, a empresa municipal de Lisboa teve de abrir novo concurso público para encontrar um novo fornecedor: “O concurso já está concluído e já temos novo fornecedor de eletricidade”.

De acordo com a EMEL , citada pela LUSA, “existem já cerca de 50 novas estações instaladas, nomeadamente na Baixa, Campo de Ourique, Belém, São Domingos de Benfica, Benfica, Carnide, Telheiras, que estão neste momento em processo de instalação de contador de eletricidade, para posterior conclusão: ligação de comunicações, testes, certificação final”.

Relativamente à expansão da rede, a empresa municipal tem dois contratos em execução para a instalação de 80 novas estações e está a ultimar a adjudicação de um terceiro contrato para mais 50 estações, perfazendo um total de 130 novas estações GIRA.

Atualmente, a EMEL tem 102 estações ativas e “a frota total de bicicletas ascende a cerca de 1.600”, permitindo disponibilizar “diariamente uma média de 850 bicicletas, o que corresponde a um rácio médio de disponibilidade de aproximadamente 0,5 bicicletas por doca (ou seja, uma bicicleta disponível por cada duas docas ativas)”.

Neste momento, a empresa tem consolidadas as 80 novas localizações de estações relativas aos dois contratos em execução, estando as localizações do terceiro contrato (ainda não adjudicado) em fase de licenciamento na Câmara Municipal de Lisboa.

“O processo de aquisição de novas bicicletas está em fase de replaneamento, devido às contingências atuais que levaram a uma escassez de peças e componentes a nível mundial”, indicou a EMEL.

(Fotos/Fonte: LUSA, EMEL, Iolanda Vilarinho/EMEL)

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente