Mobilidade

Carta de condução adiada pelos jovens devido ao custo, indica estudo inglês

Um inquérito realizado no Reino Unido revela que a maioria dos jovens adiam a obtenção da carta por motivos de ordem financeira
Texto
Carta de condução
Carta de condução

Há cada vez menos jovens britânicos a tirar a carta de condução e o motivo parece estar relacionado com questões de ordem financeira. A conclusão é de um estudo levado a cabo pela IAM RoadSmart, a maior instituição independente de segurança rodoviária do Reino Unido, para o qual foram inquiridos 1000 jovens entre os 17 e os 24 anos.

O preço das aulas de condução e o custo de manter um automóvel surgem no topo das preocupações que levam os jovens a adiar a aprendizagem da condução (29%), logo seguido do custo de realização do próprio exame (28%).

Jovens (foto: David Rmrich/Unsplash)

Neil Greig, Diretor de Política e Investigação da IAM RoadSmart, não tem dúvidas em afirmar que “a investigação mostra que, entre os jovens, o custo de aprender a conduzir é um enorme dissuasor para a obtenção da carta de condução” e assegura que, caso a pudessem obter, “teriam muito mais oportunidades de emprego e aumentaria a sua mobilidade pessoal".

O responsável da instituição britânica salienta ainda o facto da crescente oferta de aplicações de transporte individual ser mais um motivo que explica o declínio no número de jovens a tirar a carta, já que assim dispõem de formas de transporte facilmente acessíveis e de baixo custo.

Uber (foto: Charles Deluvio/Unsplash)

À parte dos custos, 26 por cento dos jovens inquiridos revelou que o medo de conduzir é a razão pela qual não estão interessados em obter a carta de condução, tendo ainda sido mencionados outros motivos para tal decisão, como o tempo de espera para fazer o exame, a dificuldade em encontrar o automóvel certo ou a falta de tempo para frequentar as aulas de condução.

Ainda assim, apenas 14 por cento dos jovens interpelados referiram que não sentem necessidade de ter um automóvel para se movimentarem.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente