Mobilidade

Experiência de partilha de dados de automóveis pode reduzir CO2

Projeto-piloto a implementar em centro comercial no Japão recolhe histórico de dados de condução e em tempo real
Texto
Modelos Toyota vendidos no Japão (foto: Toyota)
Modelos Toyota vendidos no Japão (foto: Toyota)

Reduzir o congestionamento de tráfego e as emissões de CO2 é o objetivo da parceria que envolve a consultora global de negócios e tecnologia NTT Data, o construtor automóvel Toyota e a empresa do ramo imobiliário Mitsui Fudosan. Iniciativa conjunta visa a partilha de dados de automóveis.

As três empresas vão lançar um projeto piloto que integra os dados de automóveis Toyota, a implementar num parque de estacionamento do centro comercial Mitsui Shopping Park LaLaport Tokyo-Bay, situado na região da capital japonesa e pertencente à Mitsui Fudosan.

LaLaport Tokyo-Bay - AWAY
LaLaport Tokyo-Bay (foto: captura @mitsui shopping park)

O projeto-piloto consiste na validação do processamento e análise do histórico de dados de condução, assim como de dados de condução em tempo real, nomeadamente a velocidade do veículo e o consumo do combustível.

Os resultados desta análise serão disponibilizados no website do centro comercial com o propósito de refletir o estado de congestionamento das estradas circundantes e, assim, testar se o sistema pode contribuir para a dispersão do fluxo de tráfego, através da otimização dos movimentos dos clientes durante o congestionamento.

Outros dos objetivos desta experiência encabeçada pela NTT Data passa por perceber o quanto o sistema pode contribuir para a redução das emissões de CO2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal