Mobilidade

Nas montanhas da Eslovénia ao volante do novo Nissan X-Trail eletrificado

Conduzimos o Nissan X-Trail com e-Power, uma opção eletrificada silenciosa que não necessita de carregamentos elétricos
Texto

A eletrificação da mobilidade tem sido o foco de praticamente todas as marcas automóveis. Entre veículos elétricos e híbridos, há propostas para todos os gostos. A Nissan está a apostar ainda numa terceira opção. O novo Nissan X-Trail garante uma experiência de condução semelhante à de um elétrico, mas não tem de ser ligado à corrente.

Foi com as paisagens idílicas da Eslovénia como pano de fundo que experimentámos a nova versão do Nissan X-Trail que está disponível com um motor elétrico (ou dois) e um a gasolina. Mas, atenção, não é um híbrido. É um eletrificado com motorização e-Power exclusiva e com a opção de ter tecnologia e-4ORCE que garante tração integral. Vamos já explicar como isto tudo funciona.

Nissan X-Trail em Bled, Eslovénia - AWAY
Nissan X-Trail em Bled, Eslovénia

O e-Power do X-Trail tem um motor a gasolina de 1,5 litros com apenas um objetivo: gerar eletricidade para o motor elétrico de 150 kW que faz as rodas andarem. Uma bateria de 106 cv armazena o excedente de energia, assim como a que é gerada nas travagens. Isto garante que não há paragens para carregar o veículo. Há paragens para encher um depósito.

A tecnologia e-4ORCE é o que garante tração integral e foi desenhada para automóveis elétricos, como o Ariya, mas também está disponível no Nissan X-Trail. As opções de Nissan X-Trail que traz a tecnologia tem dois motores elétricos com potência total de 157 kW (213 cv). Foi esta versão que conduzimos.

O percurso que o GPS mandou seguir deu para conhecer os arredores de Liubliana, ver a arquitetura eslovena e apreciar as zonas verdes. E apesar do motor a gasolina, o silêncio foi o que marcou a viagem.

Ao volante do crossover eletrificado - AWAY
Ao volante do Nissan X-Trail

E se parte do percurso foi por entre casas e espaços comerciais, assim como vias rápidas, houve oportunidade de testar o crossover nas curvas e contracurvas das estradas de montanha.

A minha falta de experiência com veículos grandes fez com que andasse com mais cuidado, mas não senti particular dificuldade em conduzir o crossover mesmo nas curvas mais apertadas ou até nos trechos mais estreitos.

Nissan X-Trail eletrificado - AWAY
Nissan X-Trail fora de estrada

Uma tecnologia sobre a qual já escrevi várias vezes, mas com a qual nunca antes me tinha deparado é o heads-up display, aquele ecrã que surge no para-brisas e que permite ter acesso a algumas informações sem ter de desviar os olhos da estrada. No Nissan X-Trail, junta-se ao painel de instrumentos e ao sistema de infoentretenimento.

Enquanto conduzi, tive acesso a duas informações através deste display: as indicações do GPS e a velocidade a que ia, que piscava sempre que eu ultrapassava o limite para a zona.

Experiência em off-road

A tecnologia e-4ORCE é uma grande mais-valia para condução fora de estrada e também tive oportunidade de a testar num trilho próprio para isso em terra batida. Apesar de estar com pneus de estrada, o crossover nunca me provocou qualquer sentimento de insegurança ou desconforto.

Experiência em off-road - AWAY
Testes na lama

Piso em lama não representou grande desafio para o X-Trail, nem subidas e descidas ingremes. Grandes elevações no terreno que tornavam impossível manter as quatro rodas em contacto com o piso foram ultrapassadas sem problema ainda que com um ligeiro suor na testa.

O interior do carro também surpreendeu

O Nissan X-Trail é um veículo espaçoso e houve cuidado com a criação de espaços para arrumação, o que não é de estranhar já que é apresentado como um crossover familiar. Tem também uma versão de sete lugares.

As portas traseiras abrem a quase 90 graus o que simplifica consideravelmente o ato de entrar e sair do carro, colocar crianças em cadeirinhas ou até de pôr skates, trotinetes e tudo o mais nos bancos traseiros.

Quando está disponível e quanto vai custar

O novo Nissan X-Trail com e-POWER vai estar disponível com e sem e-4ORCE na versão de cinco lugares. A opção de sete lugares apenas está disponível na versão e-4ORCE. Vai surgir com três graus de equipamento, o N-Connecta, Tekna e Tekna+.

O Nissan X-Trail está já à venda a partir de 49 mil euros

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Novo elétrico Citroën ë-C4 X chega a Portugal e já há preços
Maior central híbrida solar e hidroelétrica de África está a nascer no Gana
Vê como um frango pode alimentar milhares de pessoas