Mobilidade

Covid-19 obriga Tesla, Toyota e Volkswagen a fecharem fábricas em Xangai

A Guerra na Ucrânia pode ter desviado atenções, mas os surtos da Covid-19 continuam bastante ativos em grande parte do mundo
Texto
Encerramento de fábricas em Xangai
Encerramento de fábricas em Xangai

A cidade de Xangai está a braços com um novo surto pandémico da Covid-19 e as autoridades locais estão a impor o confinamento obrigatório no território, devido à política de “Covid Zero” imposta pelo governo central chinês.

A Volkswagen, que tem uma parceria com a SAIC Motor, viu-se obrigada a anunciar o encerramento da fábrica de Xangai, pelo menos até dia 5 de abril. E não foi a única, com Toyota e Tesla também afetadas.

A empresa alemã tinha um plano para não parar a produção que incluía, providenciar alojamento e alimentação gratuita aos funcionários que, de forma voluntária, quisessem apresentar-se ao serviço, mas viu-se obrigada a tomar a decisão de parar a produção. 

Na Índia a Mercedes teve de fechar a fábrica por causa de um leopardo

Toyota fechou fábrica há 15 dias

Também a japonesa Toyota viu-se forçada a parar a produção, a meio de março, na fábrica de Changchun (a cerca de 950 km de Beijing). Isto já depois de ter tido uma paragem também na fábrica de Tianjin.

Norte-americana Tesla igualmente afetada

A Tesla foi igualmente forçada a prolongar o período de encerramento da tesla Gigafactory 3, mas aqui as principais razões incluem falta de componentes por atrasos nas entregas de fornecedores que, também eles, enfrentam restrições de funcionamento face à Covid-19. A empresa norte-americana também já tinha parado dois dias no meio do mês de março.

A Tesla inaugurou em março uma nova Gigafábrica em Berlim

Neste momento, de acordo com notícias da Bloomberg, cerca de 71 milhões de cidadãos na China estão em confinamento obrigatório, depois de detetados vários novos focos da Covid-19.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos