Mobilidade

Porto: Trabalhadores da CP em greve parcial na zona urbana a 23 de maio

Paralisação ocorre entre as 05h e as 08h30 e irá afetar o Porto. Nova greve parcial a 27 de maio, desta vez em Lisboa
Texto
CP (Foto: Nelso Silva/Flickr)
CP (Foto: Nelso Silva/Flickr)

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal vão voltar a parar este mês. Desta vez, serão duas greves parciais, uma a 23 de maio que irá afetar a zona urbana do Porto e outra a 27 de maio, desta vez com impacto na zona urbana de Lisboa. Os trabalhadores reivindicam melhorias salariais.

A greve parcial de dia 23 de maio, que afeta o Porto, terá início às 05h e terminará às 08h30. Já a paralisação que irá ocorrer em Lisboa a 27 de maio decorre entre as 17h e as 21h.

A informação foi avançada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) que, de acordo com a Lusa, representa a maioria dos trabalhadores do serviço comercial e transporte (revisores, trabalhadores das bilheteiras e as suas chefias diretas) da CP.

As greves parciais acontecem já que o aumento de 0,9% da tabela salarial não é considerado aceitável pelo sindicato que defende ainda que a administração da empresa e as tutelas “não podem ficar indiferentes ao brutal aumento do custo de vida”.

A proposta da CP implicava aumentos entre os 6,50 euros e os 12,39 euros no caso dos salários e de 0,14 euros no caso do subsídio de refeição, com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2022.

O SFRCI assinalou ainda que houve congelamento dos salários para os trabalhadores ferroviários em nove dos últimos 11 anos e alertou para a queda do poder de compra, que é “real e abrupta”.

Os trabalhadores da CP fizeram no dia 16 de maio uma greve de 24 horas, para reivindicar aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores.

Na altura, o Conselho de Administração da empresa informou, através de comunicado citado pela Lusa, que “chegou a acordo com a larga maioria dos sindicatos que representam os trabalhadores da CP, com vista à revisão dos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho da empresa”.

(Fotos: Nuno Morão/Flickr)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas