Mobilidade

Mercado chinês de automóveis elétricos continua em grande ascensão

Na China, as percentagens de produção de baterias e de automóveis elétricos continuam a registar números de crescimento recordistas
EV em expansão na China
EV em expansão na China

Segundo dados recentemente revelados pela própria indústria, a China continua a ter um crescimento gigantesco no que diz respeito à eletrificação do mundo automóvel.

A produção de baterias, por exemplo, tem acompanhado o crescimento da indústria com uma percentagem anual em torno dos 160 por cento, o que já representa um valor total de 19,5 GWh. Só no mês passado, a produção de baterias de lítio alcançou 11,1 GWh, um valor que é superior em 268,2 por cento face ao ano anterior, segundo os dados da China Automotive Battery Innovation Alliance.

 
Fábrica de automóveis (Foto: Lenny Kuhne/Unsplash)

Quanto às vendas de automóveis elétricos, a taxa de crescimento também continua a ser incrível, com valores em torno dos 190 por cento em cada ano. Nos primeiros meses do ano, foram vendidos 1,8 milhões de carros elétricos na China.

Vendas de veículos elétricos aumentam no mundo inteiro

Por esta razão, a China já se tornou no maior mercado mundial de automóveis elétricos, sendo que cerca de 40 por cento da sua produção está destinada à exportação. Segundo as previsões disponíveis, estima-se que as vendas de automóveis elétricos na China possam chegar às nove milhões de unidades até ao ano 2030, o que representa uma taxa de crescimento anual em torno dos 24 por cento.

No seguimento deste crescimento, começam também a aparecer as empresas de tecnologia com o desejo de produzir um novo automóvel com o seu logótipo. Depois de já termos ouvido propostas da Sony e até da Apple, chega agora a vez da Xiaomi estabelecer uma parceria com o FAW Group, o principal fabricante de automóveis na China, com o objetivo de criar o seu primeiro modelo já em 2024. Além deste, estão também previstos novos lançamentos anuais nos três anos seguintes, o que poderá contribuir para um número total de vendas muito próximo de um milhão de unidades.

Continuar a ler
Home
Conferência dos Oceanos 2022 em Lisboa até 1 de julho
Subida de água no planeta. Vê aqui este projeto de sensibilização em Copenhaga
Estão a aparecer microplásticos em gelo na Antártida